Todo ano tem seu destaque na área de design, trends mudam com frequência e parte do trabalho do designer é saber o que o público está se interessando naquele momento e o que empresas maiores estão priorizando.
O ano de 2026 promete grandes mudanças, vamos dar uma olhada no futuro do web design?
Harmonia entre trabalho humano e inteligência artificial

Não há dúvidas que a IA é uma ferramenta que está cada vez mais relevante, principalmente na área de web design, porém, conteúdos feitos 100% por máquinas provocam reações mistas entre os usuários. Muitos usuários reportaram falta de confiança em artes ou conteúdos com uso prevalente ou exclusivamente de IA.
Por isso, priorize conteúdos híbridos. Imagens feitas por IA que foram ajustadas e trabalhadas por humanos, ou artes feitas por humanos sendo aprimoradas com inteligência artificial.
Isso ajuda a passar autenticidade e te destaca por ser único, novo e moderno, mas legítimo. Use a IA como ferramenta e não substituição, caso queira manter a confiança do seu público.
Neo-Minimalismo

O Neo-minimalismo é a evolução do já conhecido minimalismo, destaca-se por ter um design simples e objetivo, mas tendo elementos de forte destaque.
Imagine layouts simples, mas com fontes chamativas Bold. Poucos elementos, mas chamativos e eficientes. O Neo-minimalismo trás impacto visual na clareza e ousadia, misturando simplicidade com pontos estratégicos de atenção.
Fontes sendo o destaque

Esse tópico entra um pouco no Neo-minimalismo, fontes grandes, chamativas e diferentes estão roubando a atenção dos usuários. Fontes distorcidas, em 3D, palavras repetidas chamam a atenção de qualquer um. A escolha de fonte não é apenas para legibilidade, mas para expressar caráter e personalidade
Ter um texto chamativo também é estratégico para fazer as pessoas pararem para ler o texto da sua arte.
Texturas e desgaste

Temos visto um crescimento no uso de texturas simuladas, muitas vezes para parecer papel, concreto ou outra superfície. Essas artes são reconhecíveis e ousadas, são chamativas por quebrarem a expectativa de design “clean”, textura de desgaste ou rasgos de papel estão sendo muito usados exatamente por não deixarem tanto “espaço branco” nas artes.
Imitar uma mídia diferente na web é refrescante, como ver um poster chamativo na rua.
Design colorido
Paletas de cores neutras e pastéis estão ficando fora de moda, 2026 traz cores ousadas, impactantes, muita energia e equilíbrio. Uma variedade grande e bem pensada na paleta de cores naturalmente chama a atenção dos olhos, designers estão cada vez mais começando a optar por artes mais “maximalistas”.
Uma paleta chamativa e colorida com grande variação de cores traz uma ideia jovem e futurista.
Sites escuros ou híbridos

Muitos usuários começaram a optar pela versão escura “dark mode” para navegar a internet, por considerarem mais confortável para os olhos, o resultado disso é mais websites optando dar preferência para websites escuros ou híbridos.
Além do conforto para os olhos de um site escuro quando navegando a web, também existe um grande ponto positivo: Elementos gráficos se destacam muito mais. Cores vibrantes e formas geográficas instantaneamente prendem os seus olhos em um fundo escuro.
Retro design

Outra tendência de design para 2026 é a volta de artes consideradas “retrô”. Muitos designers estão se inspirando em artes de décadas passadas como os anos 80, 90 e 2000 para dar a sensação de nostalgia, mas reimaginada e moderna. Muitos usuários andam discutindo sobre a saudade da estética das artes estilo retrô que cresceram vendo.
Se inspirar nas artes retrô ajuda a destacar a sua arte das outras, trazendo o elemento da nostalgia porém evoluído para ser relevante em tempos modernos.
Referências
https://followthecolours.com.br/tendencias-design-grafico-2026
https://gabrieldosite.com.br/8-tendencias-de-web-design-para-pequenas-empresas-em-2026





