Registro de Domínio: 10 superdicas

Dicas para registrar e escolher bem o seu domínio

O domínio é um aspecto importante para garantir um bom desempenho do seu site na internet.

Ao selecionar seu nome de domínio, isso pode ter um impacto sobre o seu SEO no longo prazo.

Registrar um domínio é fundamental para qualquer site, pois se trata do endereço do site que geralmente carrega o nome da marca ou do negócio. Com um domínio em mãos, você pode criar um site ou um e-mail profissional.

O domínio não deve ser confundido com o URL. A sigla URL significa Uniform Resource Locator (localizador universal de recursos) e, na prática, quer dizer que o site existe na internet. O URL está em tudo: sites, redes sociais e até mesmo para ter acesso a e-mails.

Um URL é um endereço da Web completo usado para encontrar uma página web específica. Enquanto o domínio é o nome do site, um URL direciona a qualquer uma das páginas do site.

Considere essas dicas ao escolher um domínio para o seu website:

1- domínio fácil de entender
2- domínio com nome curto
3- nome pensado para facilitar a busca nos dispositivos móveis
4- palavras-chave fortalecem seu domínio
5- usar o nome da cidade ou país no domínio
6- fortaleça a imagem da marca com o domínio
7- extensão do domínio também é importante
8- use plataforma de registro confiável
9- monitore o status do domínio desejado
10- originalidade pode ser poderoso

Quanto mais o seu domínio conseguir contemplar esses atributos, melhor o resultado.

1- Fácil de Entender

O primeiro desafio é que seu público precisa conseguir compreender e digitar o seu domínio.

Aplique teste do rádio para testar se o domínio é fácil mesmo. É só você ditar o seu domínio para algumas pessoas e pedir para que cada uma escreva o que entendeu. Se muitas pessoas errarem, talvez a sua opção não seja tão boa assim.

Evite palavras que podem ser escritas de mais de uma forma, como no exemplo:

www. cinto.com.br e www. sinto.com.br

Outra dica é evitar números. Isso porque eles podem gerar confusão na hora de comunicar o seu endereço. Imagine que sua empresa se chama Dez Mandamentos. Ao falar o seu domínio, as pessoas podem se confundir entre 10mandamentos.com  e  dezmandamentos.com

2- Nome Curto

O ideal é criar um domínio curto e fácil o suficiente pra estar na boca dos seus clientes. Pesquisas mostram que a memória humana memoriza palavras curtas mais facilmente.

Além disso, é necessário pensar que esse domínio será aplicado em mídias de divulgação como, por exemplo, o cartão de visitas. E caso esteja longo demais o domínio, divulgá-lo nessa mídia será um problema.

3- Para Dispositivos Móveis

Atualmente, mais da metade dos acessos aos sites vêm de dispositivos móveis. Quanto mais fácil for para digitar o nome do seu site em celulares, melhor será a performance.

Por isso, pense no caminho que um usuário vai percorrer, se quiser digitar o seu site na barra de endereços. Procure evitar que o usuário tenha que sair do teclado principal, para acessar ícones do teclado secundário, tais como, números, traços e caracteres especiais. Estudos mostram que os traços e números tornam o domínio mais difícil para o usuário.

4- Palavras-Chave Fortalecem seu Domínio

Em média, 63% dos domínios com maior performance da internet possuem palavras-chave no nome.

Por isso, usar dentro do seu domínio palavras-chave altamente relevantes para a busca que as pessoas fazem na internet pode fortalecer seu posicionamento tanto na mente do seu cliente ideal, quanto nos mecanismos de busca, como o Google.

Um caminho é pesquisar: tendências de palavras-chaves em domínios.

5- Domínio com nome da Cidade ou do País

Imagine, por exemplo, o caso de uma empresa de móveis localizada numa metrópole como Campinas/SP.
Seria possível incluir no domínio moveiscampinas.com ou moveisdecampinas.com

Detalhe importante é que a marca pode ter um nome com um domínio e ser comprado outro domínio adicional com palavras-chave relevantes colocadas ao lado do nome da cidade. Assim para o caso da empresa de móveis, supondo que o nome fosse Maderas e a empresa estivesse localizada em Campinas, seria possível ter:
> domínio principal: maderas.com
> domínio adicional: moveisdecampinas.com

É melhor usar essa estratégia caso você ofereça serviços direcionados a um certo país ou cidade.

6- Fortaleça a Imagem da Marca

As pessoas costumam associar marcas a valores, o que influencia na hora de tomar uma decisão de compra. Pensando nisso, se você tem um slogan ou uma descrição curta para o seu negócio, considere usar isso em sua URL.

A Nike, por exemplo, mantém como domínio adicional exatamente o seu famoso slogan: justdoit.com

7- Extensão TLD do Domínio

A extensão .com é a opção mais comum.
Algumas áreas já possuem extensões específicas, como educação (.edu), blog (.blog) e governamental (.gov).

Se você conseguir o seu domínio .com por um bom preço, maravilha! Se não, avalie o uso de alguma outra extensão.

Uma boa estratégia é usar uma Extensão TLD diretamente relacionada ao seu negócio ou nicho. O Twitch, um site de transmissão de performance de gamers jogando em tempo real, foi inteligente ao optar pela extensão .tv, posicionando-se com uma expressão amplamente conhecida: twitch.tv

O ponto chave é você compreender se para seus usuários a sua URL está fácil de lembrar e se transmite confiança.

8- Na Hora de Registrar o Domínio

Por se tratar de uma escolha importante, procure sempre registradores de confiança para esse processo. Nós recomendamos:

O serviço de registro de domínio não difere muito de uma empresa para outra. Existem outros fatores que ajudam a determinar o melhor site para registro de domínio, como: recursos de privacidadesuportegerenciamentoextensões disponíveis e renovação. Lembrando que são de responsabilidade da empresa os processos de administração e renovação do nome de domínio.

Abaixo vamos falar um pouco dos sites que sugerimos para o registro do seu domínio:

8.1- REGISTRO.BR

O Registro BR é um site destinado à venda de domínios online que terminam com a extensão .br que seriam domínios com extensão nacional, então se a sua intenção for criar um site para a sua empresa com a terminação .br o Registro.br é o lugar certo.

Como cadastrar seu domínio no Registro.br

  • Após inserir o nome do domínio na barra de busca, o Registro BR informa que você pode pagá-lo por 1, 2, 5 ou mais anos. Quanto mais tempo você escolher, mais barato fica o preço anual. Em seguida, clique em “Registrar”.
  • na tela seguinte, você deve inserir o seu CPF ou CNPJ.
  • Em seguida, você precisa criar a sua conta no Registro BR e, ao final, clicar em “Registrar” para concordar com o contrato, a política de privacidade e os termos de uso.
  • Após concluir o cadastro, o Registro BR informará o número de pedido e enviará por e-mail as instruções para pagamento.
  • Depois que o e-mail chegar, será preciso fazer login no Registro BR e, dentro do seu painel, escolher o tempo pelo qual você quer pagar pelo domínio, sendo 10 anos o tempo máximo.

8.2- GoDaddy

A GoDaddy é uma das principais empresas de registro de domínio do mercado, possui mais de 17 milhões de usuários no mundo inteiro, uma das vantagens da GoDaddy são os domínios premium que são URLs que já possuem proprietários, mas que a equipe GoDaddy pode negociar para você, outra vantagem que eles oferecem é uma melhor estrutura caso sua opção for a extensão .com .

Como comprar um domínio na GoDaddy

  • Acesse https://br.godaddy.com/domains.
  • Escreva o nome de domínio.
  • Verifique se o domínio está disponível.
  • Escolha a extensão ideal para o seu negócio.
  • Coloque no carrinho.
  • Finalize a compra e pronto!

O que fazer depois de realizar o registro de domínio?

Para os usuários terem acesso ao conteúdo de seu site é necessário que você faça o apontamento DNS, você precisa inserir o Master e o Slave 1 do seu host. Todos os servidores costumam enviar essa informação por e-mail após a contratação, mas caso você não saiba quais são, basta perguntar ao suporte.

9- Se Você Deseja um Domínio Indisponível: Monitore

No caso de você realmente desejar adquirir o domínio .com indisponível, é possível consegui-lo. Uma opção é comprá-lo de quem o registrou antes. A outra opção é monitorar as plataformas de registro para identificar se o seu .com tornou-se disponível novamente para registro.

E até você conseguir seu domínio ideal disponível, é possível começar com um domínio provisório usando uma das estratégias citadas neste artigo.

10- Originalidade pode ser Poderoso

Um certo dia dois jovens lançaram um site de buscas e escolheram inicialmente o nome de BackRub, uma referência ao fato de que mecanismos de busca avaliam backlinks. Mas eles percebem que as pessoas acabam confundindo esse nome com serviços de massagem.

E daí? O que fazer?

A saída foi buscar um nome original inspirado na matemática de números grandes, particularmente, o conceito 1 seguido de 100 zeros: gugol. E foi aí que surgiu o nome de domínio Google.com, que hoje é o site mais visitado do mundo. Pura inspiração!

A equipe da Agência Sacchi Design agradece sua atenção!