Como cadastrar seu email empresarial no Thunderbird

Está na dúvida de como deve configurar seu e-mail no thunderbird? Nosso tutorial irá te auxiliar na compreensão desse procedimento.

Requisitos 

Antes de mais nada valide os requisitos iniciais:

  • ✓ A conta de e-mail deve estar criada na hospedagem;
  • ✓ O domínio da conta de e-mail deve estar apontado para a hospedagem (Com o DNS alterado)
  • ✓ Ter uma conta de email ex: Gmail, Outlook, Webmail…
  • ✓ O programa do Thunderbird deve estar instalado no computador
  • ✓ O intervalo de envio e recebimento no Thunderbird deve ser alterado para no mínimo 15 minutos

Com os requisitos validados, prossiga para a próxima etapa e saiba como adicionar uma conta de e-mail


Etapa 1: Como adicionar uma conta de e-mail

Esta é a primeira tela do programa após ser baixado, somente depois que for preenchido todos os campos irá aparecer a opção “Configurar manualmente”

2 Ao clicar na opção “Configurar manualmente”, você deverá escolher entre dois protocolos:

  • Configuração IMAP: permite ler os e-mails como eles aparecem no servidor de hospedagem
  • Configuração POP: permite baixar cópias das mensagens do e-mail para um computador local

Etapa 2: Como configurar em POP ou IMAP

Agora você deverá realizar os ajustes de acordo com a configuração que optou:

  • Configuração POP
  • Configuração IMAP

Configuração IMAP

1 Em IMAP, na aba Servidor de Recebimento, realize as seguintes configurações:

  • Servidor: Insira o endereço da sua hospedagem (Ex: br00.hostgator.com.br) ou ou mail. + o nome do domínio (Ex: mail.seudominio.com.br)
  • Porta: use a 143
  • Segurança da conexão: Opte por Detectar automaticamente ou SSL/TSL (Com conexão SSL)
  • Método de autenticação: Opte por Detectar automaticamente

2 Na aba Servidores de Envio, realize as configurações abaixo, clique em Testar novamente e aguarde a opção Pronto ficar disponível:

  • Servidor: insira o mesmo valor que digitou em Emails de Entrada
  • Porta: use a 587
  • Segurança da conexão: Opte por Detectar automaticamente ou SSL/TSL (Com conexão SSL)
  • Método de autenticação: Opte por Detectar automaticamente

Configuração POP

1 Em POP, na aba Servidor de Recebimento, realize as seguintes configurações:

  • Servidor: Insira o endereço da sua hospedagem (Ex: br00.hostgator.com.br) ou ou mail. + o nome do domínio (Ex: mail.seudominio.com.br)
  • Porta: use a 110
  • Segurança da conexão: Opte por Detectar automaticamente ou SSL/TSL (Com conexão SSL)
  • Método de autenticação: Opte por Detectar automaticamente

2 Na aba Servidores de Envio, realize as configurações abaixo, clique em Testar novamente e aguarde a opção Pronto ficar disponível:

  • Servidor: insira o mesmo valor que digitou em Emails de Entrada
  • Porta: use a 587
  • Segurança da conexão: Opte por Detectar automaticamente ou SSL/TSL (Com conexão SSL)
  • Método de autenticação: Opte por Detectar automaticamente

Faça testes! Envie um nova mensagem de e-mail para verificar se a configuração realizada está funcional

Referência: https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/configuracao-manual-de-conta?redirectslug=configuracao-manual-da-conta&redirectlocale=pt-BR