Como cadastrar um produto no WooCommerce

Ter um site de e-commerce nunca foi tão fácil. Uma das grandes vantagens de se utilizar a plataforma WordPress é a possibilidade de agregarmos diferentes ferramentas no nosso site.

Neste tutorial iremos aprender sobre o plugin WooCommerce, um dos mais utilizados em sites de comércio eletrônico.

1)

Na aba lateral, localize a opção “Produtos” e em seguida, “Adicionar produto”.

2)

Na janela seguinte, digite o nome do produto e se necessário um subtítulo.

3)

Rolando a página pra baixo, aparecerá o formulário de informações do produto.

4)

Primeiro devemos passar as informações de “Dados do Produto”. Aqui selecionaremos entre as opções qual o tipo do nosso produto entre as categorias abaixo.

a) Produto Simples: É um único produto (Ex: Uma caneta).

O produto simples pode também ser virtual ou baixável:

Virtual: Produto online (Ex: Um curso online)

Baixável/Download: Produto que a pessoa irá baixar em seu computador (Ex: Um álbum de música em mp3)

b) Grupo de produto: é um conjunto de produtos simples (Ex: Kit com 10 Canetas)

c) Produto externo/afiliado: Direciona para a página do produto através de um link para outro site.

d) Produto variável: Possui variações, qualificadas por atributos. Ex: Caneta Preta / Caneta Azul

e) Produtos agregados: Semelhante ao Grupo de produtos, mas os grupos possuem variações.

*Um produto pode ser definido como virtual ou baixável.

*Clique aqui para alterar o tipo de produto.

5)

Na aba “Geral” você determinará o preço do produto. Há também a possibilidade de se adicionar um valor promocional para aquele tipo de mercadoria e a data de vigência da promoção.

*É possível definir um valor promocional para o produto assim como a duração da promoção.

6)

Na aba “Inventário” estão as opções de estoque.

REF: Código ou Número de identificação do produto.

Gerenciar estoque: Marque essa caixa se quiser que woocommerce faça o controle de inventário.

Quantidade em estoque: Coloque a quantidade disponível do produto

Permitir encomendas: Permite encomendas se o produto não estiver em estoque.

Limiar de estoque baixo: Te notifica por e-mail se o produto estiver abaixo do valor determinado.

Vender individualmente: permite que somente um item do produto seja comprado por pedido.

Se a opção gerenciar estoque estiver desmarcada, aparecerão as opções de “Status do Estoque”.

Em estoque

Fora de Estoque

Sob encomenda

7)

Na próxima aba encontram-se as opções de entrega do produto

Peso: Digite o peso do produto em kg e com ponto ao invés de vírgula. No caso da nossa barra de chocolate o peso seria: 0.5 (meio kg)

Dimensões: Digite nas caixas o Comprimento, Largura e Altura do produto (com embalagem) utilizando novamente, ponto ao invés de virgula. Lembre-se que as dimensões são dadas em centímetros (cm)!

Classe de entrega: São utilizadas por certos métodos de envio para agrupar produtos semelhantes.

Para saber mais acesse: https://www.canalwp.com/woocommerce/classes-entrega-woocommerce/

8)

Na próxima aba podemos determinar os produtos relacionados. Para adicioná-los basta digitar os códigos de referência de produtos previamente cadastrados.

  • Aumenta vendas: São produtos que você deseja recomendar durante a visualização do produto que estamos cadastrando
  • Venda cruzada: São produtos que queremos promover com base no produto que estamos cadastrando

9)

Na aba atributos é possível adicionar ou selecionar um atributo já cadastrado. Isso é importante caso um mesmo produto possua variações. Ex: Chocolate Nestle, Garoto e Hershey’s. Neste caso o atributo seria “Marca”.

Para saber como cadastrar atributos acesse: https://king.host/wiki/artigo/woocommerce-atributos-do-produto/

10)

Na última aba encontram-se as opções avançadas.

Nota da Compra: Permite o envio de uma mensagem para o cliente após a compra.

Ordem do Menu: É possível ordenar a posição que o produto ocupará no menu. É interessante, por exemplo, que uma promoção ocupe as primeiras posições para aparecer logo no início.

Ativar avaliações: Permite que os clientes avaliem o produto.

11)

Rolando a página mais pra baixo há uma caixa de texto para adicionar uma breve descrição do produto. Nesta parte é interessante colocarmos especificações e outros detalhes sobre o produto que podem ser importantes para o cliente. Se estamos vendendo um computador é importante descrever as configurações. Se o produto é uma camiseta podemos colocar o tecido, pais de fabricação entre outros detalhes.

12)

Agora precisamos adicionar as imagens que irão ilustrar nosso produto. No menu lateral à direita podemos definir uma imagem principal e imagens secundárias. Para respeitar o layout da página recomendamos que todas as fotos do produto sejam definidas em formato quadrado utilizando sempre as mesmas dimensões.

Imagem do produto: Define a imagem principal do produto.

Galeria de imagens do produto: Define as imagens secundárias do produto. É possível adicionar várias imagens aqui.

*Nosso produto com imagem já selecionada

13)

O próximo passo é definir as categorias e tags do produto. No menu é possível selecionar uma categoria já criada ou adicionar uma nova categoria clicando em “+Adicionar nova categoria”.

As categorias definem tipos diferentes de produtos. No caso de um mercado poderíamos ter as categorias queijos, vinhos, chocolates e assim por diante. Já as tags definem palavras chaves sobre aquele produto.

Para saber mais acesse: https://king.host/wiki/artigo/woocoomerce-categorias-e-tags/

*Basta selecionar as categorias do produto nas caixas correspondentes.

14)

Para finalizar o cadastro do produto iremos ao menu publicar. Basta clicar no botão azul, na opção “Publicar“. Este menu também oferece outras opções, como permitir que o produto seja disponível somente para algumas pessoas (através de senha) ou agendar para que o produto seja publicado em uma data futura.

Neste tutorial aprendemos os principais procedimentos para cadastrar um produto no seu site de e-commerce. Para obter mais informações assista o vídeo:

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