Ter um site de e-commerce nunca foi tão fácil. Uma das grandes vantagens de se utilizar a plataforma WordPress é a possibilidade de agregarmos diferentes ferramentas no nosso site.
Neste tutorial iremos aprender sobre o plugin WooCommerce, um dos mais utilizados em sites de comércio eletrônico.
1)
Na aba lateral, localize a opção “Produtos” e em seguida, “Adicionar produto”.
![](https://alexsacchi.com.br/wp-content/uploads/2019/08/como-cadastrar-um-produto-no-woocommerce-1.jpg)
2)
Na janela seguinte, digite o nome do produto e se necessário um subtítulo.
![](https://alexsacchi.com.br/wp-content/uploads/2019/08/como-cadastrar-um-produto-no-woocommerce-2.jpg)
3)
Rolando a página pra baixo, aparecerá o formulário de informações do produto.
![](https://alexsacchi.com.br/wp-content/uploads/2019/08/como-cadastrar-um-produto-no-woocommerce-3.jpg)
4)
Primeiro devemos passar as informações de “Dados do Produto”. Aqui selecionaremos entre as opções qual o tipo do nosso produto entre as categorias abaixo.
a) Produto Simples: É um único produto (Ex: Uma caneta).
O produto simples pode também ser virtual ou baixável:
Virtual: Produto online (Ex: Um curso online)
Baixável/Download: Produto que a pessoa irá baixar em seu computador (Ex: Um álbum de música em mp3)
b) Grupo de produto: é um conjunto de produtos simples (Ex: Kit com 10 Canetas)
c) Produto externo/afiliado: Direciona para a página do produto através de um link para outro site.
d) Produto variável: Possui variações, qualificadas por atributos. Ex: Caneta Preta / Caneta Azul
e) Produtos agregados: Semelhante ao Grupo de produtos, mas os grupos possuem variações.
![](https://alexsacchi.com.br/wp-content/uploads/2019/08/como-cadastrar-um-produto-no-woocommerce-4.jpg)
*Um produto pode ser definido como virtual ou baixável.
![](https://alexsacchi.com.br/wp-content/uploads/2019/08/como-cadastrar-um-produto-no-woocommerce-5.jpg)
*Clique aqui para alterar o tipo de produto.
5)
Na aba “Geral” você determinará o preço do produto. Há também a possibilidade de se adicionar um valor promocional para aquele tipo de mercadoria e a data de vigência da promoção.
![](https://alexsacchi.com.br/wp-content/uploads/2019/08/como-cadastrar-um-produto-no-woocommerce-6.jpg)
![](https://alexsacchi.com.br/wp-content/uploads/2019/08/como-cadastrar-um-produto-no-woocommerce-7.jpg)
*É possível definir um valor promocional para o produto assim como a duração da promoção.
6)
Na aba “Inventário” estão as opções de estoque.
![](https://alexsacchi.com.br/wp-content/uploads/2019/08/como-cadastrar-um-produto-no-woocommerce-8.jpg)
REF ou SKU: Código ou Número de identificação do produto.
Gerenciar estoque: Marque essa caixa se quiser que woocommerce faça o controle de inventário.
Quantidade em estoque: Coloque a quantidade disponível do produto
Permitir encomendas: Permite encomendas se o produto não estiver em estoque.
Limiar de estoque baixo: Te notifica por e-mail se o produto estiver abaixo do valor determinado.
Vender individualmente: permite que somente um item do produto seja comprado por pedido.
![](https://alexsacchi.com.br/wp-content/uploads/2019/08/como-cadastrar-um-produto-no-woocommerce-9.jpg)
Se a opção gerenciar estoque estiver desmarcada, aparecerão as opções de “Status do Estoque”.
Em estoque
Fora de Estoque
Sob encomenda
![](https://alexsacchi.com.br/wp-content/uploads/2019/08/como-cadastrar-um-produto-no-woocommerce-10.jpg)
7)
Na próxima aba encontram-se as opções de entrega do produto
Peso: Digite o peso do produto em kg e com ponto ao invés de vírgula. No caso da nossa barra de chocolate o peso seria: 0.5 (meio kg)
Dimensões: Digite nas caixas o Comprimento, Largura e Altura do produto (com embalagem) utilizando novamente, ponto ao invés de virgula. Lembre-se que as dimensões são dadas em centímetros (cm)!
Classe de entrega: São utilizadas por certos métodos de envio para agrupar produtos semelhantes.
Para saber mais acesse: https://www.canalwp.com/woocommerce/classes-entrega-woocommerce/
![](https://alexsacchi.com.br/wp-content/uploads/2019/08/como-cadastrar-um-produto-no-woocommerce-11.jpg)
8)
Na próxima aba podemos determinar os produtos relacionados. Para adicioná-los basta digitar os códigos de referência de produtos previamente cadastrados.
- Aumenta vendas: São produtos que você deseja recomendar durante a visualização do produto que estamos cadastrando
- Venda cruzada: São produtos que queremos promover com base no produto que estamos cadastrando
![](https://alexsacchi.com.br/wp-content/uploads/2019/08/como-cadastrar-um-produto-no-woocommerce-12.jpg)
9)
Os atributos do produto são variações disponíveis para os itens comercializados na sua loja. Se você vende casacos, por exemplo, é interessante ter atributos como cor e tamanho. Se você vende um objeto decorativo, é interessante ter atributos de escala, peso e dimensões ou até mesmo preço, neste caso o atributo seria “Marca”. Ex: Chocolate Nestle, Garoto e Hershey’s.
![](https://alexsacchi.com.br/wp-content/uploads/2021/08/como-cadastrar-um-produto-no-woocommerce-13.png)
Caso seu produto venha ter variações, é de extrema importância que leia este artigo para saber mais como cadastrar atributos e variações: https://king.host/wiki/artigo/woocommerce-atributos-do-produto/
10)
Na última aba encontram-se as opções avançadas.
Nota da Compra: Permite o envio de uma mensagem para o cliente após a compra.
Ordem do Menu: É possível ordenar a posição que o produto ocupará no menu. É interessante, por exemplo, que uma promoção ocupe as primeiras posições para aparecer logo no início.
Ativar avaliações: Permite que os clientes avaliem o produto.
![](https://alexsacchi.com.br/wp-content/uploads/2019/08/como-cadastrar-um-produto-no-woocommerce-14.jpg)
11)
Rolando a página mais pra baixo há uma caixa de texto para adicionar uma breve descrição do produto. Nesta parte é interessante colocarmos especificações e outros detalhes sobre o produto que podem ser importantes para o cliente. Se estamos vendendo um computador é importante descrever as configurações. Se o produto é uma camiseta podemos colocar o tecido, pais de fabricação entre outros detalhes.
![](https://alexsacchi.com.br/wp-content/uploads/2019/08/como-cadastrar-um-produto-no-woocommerce-15.jpg)
12)
Agora precisamos adicionar as imagens que irão ilustrar nosso produto. No menu lateral à direita podemos definir uma imagem principal e imagens secundárias. Para respeitar o layout da página recomendamos que todas as fotos do produto sejam definidas em formato quadrado utilizando sempre as mesmas dimensões.
Imagem do produto: Define a imagem principal do produto.
Galeria de imagens do produto: Define as imagens secundárias do produto. É possível adicionar várias imagens aqui.
![](https://alexsacchi.com.br/wp-content/uploads/2019/08/como-cadastrar-um-produto-no-woocommerce-16.jpg)
![](https://alexsacchi.com.br/wp-content/uploads/2019/08/como-cadastrar-um-produto-no-woocommerce-17.jpg)
*Nosso produto com imagem já selecionada
13)
O próximo passo é definir as categorias e tags do produto. No menu é possível selecionar uma categoria já criada ou adicionar uma nova categoria clicando em “+Adicionar nova categoria”.
As categorias definem tipos diferentes de produtos. No caso de um mercado poderíamos ter as categorias queijos, vinhos, chocolates e assim por diante. Já as tags definem palavras chaves sobre aquele produto.
Para saber mais acesse: https://king.host/wiki/artigo/woocoomerce-categorias-e-tags/
![](https://alexsacchi.com.br/wp-content/uploads/2019/08/como-cadastrar-um-produto-no-woocommerce-18.jpg)
*Basta selecionar as categorias do produto nas caixas correspondentes.
14)
Para finalizar o cadastro do produto iremos ao menu publicar. Basta clicar no botão azul, na opção “Publicar“. Este menu também oferece outras opções, como permitir que o produto seja disponível somente para algumas pessoas (através de senha) ou agendar para que o produto seja publicado em uma data futura.
![](https://alexsacchi.com.br/wp-content/uploads/2019/08/como-cadastrar-um-produto-no-woocommerce-19.jpg)
Neste tutorial aprendemos os principais procedimentos para cadastrar um produto no seu site de e-commerce. Para obter mais informações assista o vídeo:
BÔNUS
Filtros e Taxonomias
Se a sua loja possuí filtros customizados, saiba que você também poderá administrá-los! Com conhecimento sobre as taxonomias e no sistema de filtro, é possível alterá-los, excluí-los e criar novos filtros para sua loja e-commerce.
Taxonomias
As taxonomias são maneiras de criar Categorias, sem que as mesmas se vinculem às configurações padrões do WooCommerce. Para isso utilizaremos o plugin JetEngine onde ao navegar até o seu painel poderemos selecionar o menu “Taxonomies”
Neste menu, podemos criar, alterar ou excluir as taxonomias. Criando uma nova taxonomia, requer um pouco de conhecimento de alguns termos e caso seja necessário alguma informação, você pode acessar o guia de ajuda da plataforma.
https://crocoblock.com/knowledge-base/articles/creating-custom-taxonomy-with-jetengine/?utm_source=jetengine&utm_medium=taxonomies-page&utm_campaign=need-help
Filtros
Para a criação e administração de filtros, utilizaremos o plugin JetSmart Filter, onde o mesmo oferece diversas funcionalidades de filtros e você pode escolher o que melhor se atenda a sua necessidade! Ao navegar até seu painel poderemos selecionar o menu “Smart Filters”
Neste menu, podemos criar, alterar ou excluir os filtros. Ao criar um novo filtro, é possível nomeá-lo e selecionar qual tipo de filtro você deseja (filtro de seleção, checkbox, filtro com imagem e etc).
É necessário também, selecionar o “Data Source” pois será de onde o filtro irá obter os dados. Por exemplo: é possível selecionar um taxonomia criada com o nome “Cor” onde ao editar um produto após a criação da mesma, irá aparecer o campo “Cor” para você pode escrever o que desejar e o mesmo será automaticamente atualizado em seu filtro!
Caso tenha alguma dúvida ou queira aprender mais sobre a criação de filtros utilizando o JetSmartFilter, acesse:
https://crocoblock.com/knowledge-base/article-category/jetsmartfilters/