Site Wix é Confiável?

Site Wix é confiável? Wix é bom ou não para criar um site empresarial profissional?

Entenda de uma vez por todas.

Se você deseja ter alta performance online no seu negócio, é bom pensar duas vezes antes de criar seu site grátis. Fique atento para o fato de que plataformas de sites de graça e que permitem ‎Criar Site Grátis e ‎Domínio de Site Grátis revelam limitações que podem prejudicar seu negócio.

O que é site Wix?

O Wix foi criado pra quem deseja montar sites do zero, usando templates prontos ou personalizados, podendo incluir textos, imagens, botões, músicas, vídeos e slideshows.

Nos anúncios somos atraídos pela promessa de que você pode Criar um Site Incrível com Wix.  Sendo que a plataforma diz oferecer tudo o que você precisa para criar um Site Grátis. De forma fácil!

Mas o que parece fácil pode se tornar uma armadilha, pois para criar o site “incrível” você precisa saber uma série de conhecimentos técnicos prévios, tais como, tratar as imagens de forma adequada, selecionar os recursos certos, escolher a paleta de cores, configurar a plataforma, inserir as tags e palavras-chave corretas para boa indexação, adaptar para celular e tablet etc. O resultado, quase sempre, é um site amador e cheio de bugs.

Portanto, se você precisa de criação de sites profissionais, talvez o  Wix não seja a melhor escolha.

O Wix é bom para site empresarial ranquear no Google?

Embora ofereça recursos interessantes, o Wix não é bom para criação de site profissional.  Isso significa que, se você deseja criar um site que seja bem posicionado no ranking de busca do Google, é melhor pensar bem na hora da escolha.

Atualmente o Google vem exigindo dos sites uma série de recursos como requisito para boa indexação. Mas como o Wix não oferece muitos desses recursos de SEO (Search Engine Optimization), o seu site wix provavelmente não será bem rankeado pelo Google, o que vai fazer você não ser facilmente encontrado pelos clientes. E isso pode gerar fraco resultado comercial da sua empresa na web.

Quais os Principais problemas e limitações na criação de site Wix?
Um dos principais problemas na criação de site Wix é que, para deixar o site bem otimizado para rankear no Google, é exigido um nível mais elevado de conhecimentos que as pessoas comuns não costumam ter. E mesmo que você tenha muita boa vontade para aprender, os serviços oferecidos de otimização SEO no Wix são muito limitados.
Vejamos outros problemas ao criar site Wix.

Site Wix tem problema de Velocidade

Um dos aspectos mais decisivos para a boa performance do site relaciona-se com a velocidade. Um website rápido gera aumento do envolvimento do usuário e melhora a otimização para mecanismos de busca. O Wix e outras plataformas de construção Grátis hospedam o seu site em servidores compartilhados com milhares de outros sites grátis. O maior problema aqui é que isso causa perda da velocidade do seu próprio site, o que provavelmente resultará em perda de clientes, além de uma  experiência de usuário (UX) bem ruim. Dados do próprio Google revelam que se o tempo de carregamento de um site, no celular, sobe de 1 para 3 segundos, sua taxa de rejeição pode chegar a até 32%.

É como você participar de uma corrida de Fórmula 1, em que seu carro é grátis, mas tem motor fraco que só atinge 80 km por hora, enquanto seus concorrentes com carros profissionais podem alcançar até 300 Km/hora.

Agências de Criação de Sites Profissionais costumam integrar o uso de ferramentas inteligentes para se fazer análises bem detalhadas de sites, o que permite entender em detalhes como otimizar o carregamento do seu site.

Site Wix tem problema de Segurança

Há também o perigo quanto ao quesito segurança digital, já que a plataforma do Wix reúne milhares de hospedagens num mesmo local, e por isso existe sempre uma grande chance de ter pessoas mal-intencionadas dentro do servidor do wix. Se alguém hackear um desses servidores, todos aqueles sites que nele estão alojados podem ser prejudicados. Com a entrada em vigor da nova LGPD, o baixo nível de segurança de um site pode gerar grandes problemas além do risco de multas e penalidades.

Site Wix tem problema com Erros na Programação

Outro ponto contra é que erros na hora da programação do site Wix podem gerar perda de tempo e desgaste. Imagine você tendo de tentar fazer um formulário de contatos funcionar, sem poder recorrer a algum suporte para resolver. Imagine você tendo de resolver um bloqueio do seu domínio ou e-mail causado por sua entrada numa blacklist. Nesses casos, o grátis acaba se revelando um caminho bem mais tortuoso.

Site Wix tem Páginas Limitadas

É comum as plataformas de sites DIY oferecerem número limitado de páginas, a menos que se pague por mais. No caso específico do Wix, é oferecida uma página única para o plano de site mais barato. E essa limitação é muito ruim tanto para a performance do site quanto para a força da sua marca e do seu negócio. Um site profissional costuma ter várias páginas. Se você deseja envolver e impressionar o seu cliente para conseguir vender algo online, é bom que você saiba que ter um site limitado a página única é desabonador e motivo de desconfiança.

Ter limite de página única também diminui a força do site para ranquear no Google, devido ao fato do mecanismo de busca valorizar sites que oferecem mais conteúdo. Quanto mais conteúdo relevante, maior o poder de gerar tráfego, e melhor a posição do site no Google.

Site Wix Grátis tem limite baixo de tráfego e anúncios

O tráfego de dados (Largura de Banda) diz respeito ao volume de acessos que seu site poderá receber simultaneamente. Trata-se da quantidade de visitantes que poderão acessar seu site. Um site grátis oferece volume muito baixo de capacidade de tráfego mensal, o que significa limite de visitas ao site e, claro, um possível impacto negativo no volume de vendas.

Sites Wix possuem anúncios invasivos

Somado aos problemas já citados, podemos listar outro grave problema com criação de site grátis. Todo site criado na Wix inclui um anúncio invasivo, informando que o site foi criado naquela plataforma. Isto poderá reduzir dramaticamente o seu nível de autoridade e reconhecimento de marca. A existência de inserções comerciais do Wix dentro do site da sua empresa será algo desagradável ao seu visitante.

Ganhar a confiança dos usuários é de extrema importância e, quando você cria um website barato, o nível de confiança na sua marca despenca. Se os clientes perceberem que o website foi construído grátis ou a um preço reduzido, isto poderá passar a ideia de que você não investiu nele. Ao deparar-se com estes anúncios do Wix dentro do site, a maioria das pessoas terão uma visão diminuída da sua marca. Afinal quem confia numa empresa que não teve sequer recurso para criar um site profissional?

Sites Wix não possuem domínio personalizado

O domínio refere-se ao nome de um site. Também denominado endereço eletrônico ou URL, o domínio é o endereço do seu site na internet. É o que as pessoas vão digitar nos seus navegadores depois do www para encontrar o seu site.

Acontece que como no Wix o domínio do site é padronizado genericamente (wix.com/seunegocio), a sua empresa não conseguirá apresentar um domínio de marca personalizado (exemplo: www.alexsacchi.com.br). E isso dificultará para seu cliente lembrar do endereço do seu site, além de passar a impressão de amadorismo, já que empresas fortes sempre possuem um domínio próprio.

Você deseja resultados? Então seu site não pode parecer amador e precisa estar bem posicionado no Google. O que exige a contratação do melhor web designer para as necessidades do seu negócio.

POR QUE CONTRATAR AGÊNCIA DE CRIAÇÃO DE SITE PROFISSIONAL?

Agora que você já descobriu que o Wix é indicado para sites amadores, veja três razões para você contratar uma agência digital especializada.

1- Design de marca personalizado

O design de website personalizado constrói confiança junto ao cliente, através da ênfase na singularidade e na identidade de marca. E outra questão é que ter um website exclusivo com conteúdo único e envolvente é fundamental para conquistar mais visitantes através do Google.

Criar um site profissional vai exigir um conjunto coordenado de ações:

  • montar textos e selecionar imagens otimizadas
  • definir a identidade visual e paleta de cores
  • escolher a base de tecnologia adequada ao projeto
  • adicionar elementos capazes de estabilizar e enriquecer a navegação
  • fazer estudo visando melhorar a experiência do usuário, criando link com seus comportamentos e necessidades
  • criar uma logística de clique que influencie positivamente as pessoas, de modo a desejarem comprar de você.

2- Melhor Posicionamento no Google

Deixar seu site 100% otimizado para rankear bem no Google exige um background técnico superior. Uma agência web profissional, por exemplo, costuma ter uma equipe composta por Especialista SEO, Programadores e Web Designers.

Atender os requisitos exigidos pelo Google para estar bem ranqueado é trabalho complexo. E atualmente o Google possui centenas de critérios que juntos impactam na hora de indicar os sites que ficam no topo da busca. É imprescindível conhecer as novas tendências e técnicas de SEO para bombar seu site no Google.

3- Retorno sobre o Investimento

Um bom site profissional, otimizado, tem mais poder para gerar bom tráfego e, com isso, os resultados também tendem a aumentar. Um site profissional é desenvolvido  para atrair e converter bem mais. E as chamadas para ação ( CTA’s ) precisam ser bem planejadas.

Considerando isso tudo, o mais provável é que você vai conseguir recuperar todo o valor investido no site em bem pouco tempo.

CONCLUSÃO

Resumindo tudo, o Wix tem bons recursos para amadores, porém, se seu objetivo é ter um site profissional esqueça!

Rolar para cima