Wordpress Sites com Segurança - Web Security

Últimas tendência e técnicas de segurança de WordPress

Se você tem um site na plataforma WordPress, fique por dentro das melhores técnicas para proteger o seu site!

O WordPress é uma plataforma que está em constante atualização e evolução, proporcionando cada vez mais autonomia para o usuário. O fato da plataforma ser em open source, proporciona uma colaboração do mundo todo, e com um alcance tão grande, manter-se atualizado e acessível é de suma importância.

Apesar do WordPress ser uma plataforma relativamente simples, você deve-se atentar à alguns aspectos para que seu site funcione corretamente. Uma delas, é a SEGURANÇA!
Aliás, você não quer ter um site vulnerável de ataques de bots, malwares, cyber ataques, etc…

Então, siga essas técnicas para proteger seu site de maneira rápida e eficaz!

1- Atualize seu WordPress!

Mantenha-se sempre atualizado. Este será o alerta que aparecerá sempre que uma atualização estiver disponível quando logado no painel do wordpress. Sempre que uma nova atualização surge, a anterior passa a ficar vulnerável, visto que o código da mesma fica disponível para todas as pessoas analisar e descobrir maneiras de quebrar os protocolos básicos de segurança do próprio wordpress. Por este motivo o WordPress está em constante atualização, e você deve sempre acompanha-lo para se livrar desses problemas!

2- Utilize plugins de segurança!

O WordPress conta com diversos plugins que estendem e expandem a funcionalidade da plataforma. Dentre os diversos, existem uma variedade de plugins que são especializados em segurança, onde eles bloqueiam os acessos comuns de robôs, além de disponibilizar novas configurações para seu site afim de proporcionar autonomia para o usuário criar seus próprios meios de segurança.
Alguns plugins contém até Firewall e Malware Scan, para facilitar o gerenciamento de ameaças. Segue alguns exemplos dos melhores plugins disponíveis na plataforma:

  • Wordfence – O Wordfence inclui um firewall de endpoint e um scanner de malware que foram desenvolvidos desde o início para proteger o WordPress. Nosso Threat Defense Feed arma o Wordfence com as mais novas regras de firewall, assinaturas de malware e endereços IP maliciosos de que ele precisa para manter seu site seguro.
  • Sucuri Security – A Sucuri Inc. é uma autoridade reconhecida mundialmente em todos os assuntos relacionados à segurança de sites, com especialização em Segurança WordPress. O plugin Sucuri Security WordPress é gratuito para todos os usuários do WordPress. É um pacote de segurança destinado a complementar sua postura de segurança existente. Seu site é seguro.
  • WP-Cerber – Defende o WordPress contra ataques de hackers, spam, trojans e malware. Mitiga ataques de força bruta, limitando o número de tentativas de login por meio do formulário de login, solicitações XML-RPC / REST API ou usando cookies de autenticação. Rastreia a atividade do usuário e de agentes mal-intencionados com notificações flexíveis por e-mail, celular e desktop. Impede os spammers usando um mecanismo anti-spam especializado.

3- Troque o acesso padrão ao painel do wp-login/admin

É de extrema importância que seu site não utilize os meios padrões de acesso ao painel de administrador. Os robôs da internet já estão configurados para atacar os sites utilizando as configurações padrões de criação, logo, se o seu site estiver com um padrão de acesso personalizado, ele será excluído desta lista padrão de ataque, se tornando mais seguro!
Novamente contamos com a ajuda dos plugins para facilitar o trabalho. Alguns plugins de segurança, como o já citado WP-Cerber, possuem esta função de maneira rápida e prática. Por outro lado, existem outros plugins especificamente para está função, como é o caso do WPS Hide Login.

4- Utilize nomes de usuários e senhas inteligentes e não comum.

Usuários e senhas comuns utilizando apenas caracteres e números estão ficando cada vez mais previsível para os robôs da atualidade. Para facilitar seu trabalho, o próprio WordPress possuí um gerenciador de senhas,

Apenas um clique no “Gerar senha” e isso trará mais segurança para seu site visto a complexidade dos caracteres ali gerado, dificultando os ataques dos robôs.

5- Mantenha os plugins e temas sempre atualizados!

Assim como o próprio WordPress, os temas e plugins estão em constante atualizações buscando melhorar a interface, comunicação com o usuário e sua própria segurança. Seguindo a mesma ideia citada aqui anteriormente sobre a atualização do wordpress, os plugins e temas precisam ser atualizados para não gerar brechas de segurança no seu site.
Sempre que algum plugin estiver disponível para atualização, ficará um alerta na parte de plugins em seu painel de administração.

Atualize os plugins com novas versões ou desative-os caso não estiver mais usando.

Rolar para cima