Tendencias design webdesign 2024

Principais tendências de Webdesign 2024

A Agência Sacchi Design estudou, analisou e separou neste post as principais tendências de Web Design para 2024. Boa Leitura!

Cores vibrantes, neon, saturadas e gradientes
O uso de cores fortes no design teve um aumento gradativo nos últimos anos, estamos falando não só de cores vivas mas também cores super saturadas, o uso das cores neon também traz ao design uma certa ousadia e até mesmo uma modernidade, essas cores brilhantes e saturadas podem ser usadas em elementos gráficos, tipografia e ilustrações, criando um visual impactante e chamativo.
Os gradientes também têm tido uma forte aparição, eles aparecem mais abstratos e artísticos, juntamente com as cores mais intensas, trazem para o design uma maior autenticidade e criatividade.

Tipografia superdimensionada
A regra principal para os usuários é a impressão que eles têm sobre o site, a página principal é um elemento importante e é o primeiro contato com os clientes em potencial, ou seja, dependendo de como ela é pensada, as chances de interação com outras seções aumentam.
Antes era utilizado as imagens como foco principal para atrair a atenção, para 2024 a tipografia grande é a nova aposta, atrair a atenção é possível sem fotos e vídeos, grandes e ousados, destacando a tipografia em cores monocromáticas e adequado para essa finalidade.
Tamanhos incomuns é a nova tendência para websites em 2024, essa técnica é única e eficaz para quem quer se destacar dentro deste âmbito.

Design responsivo e adaptativo
Há alguns anos havia apenas uma versão para os sites, já hoje em dia é preciso considerar inúmeros aparelhos, smartphones, tablets, wearables e diversos outros dispositivos inteligentes. A questão é, como você se certifica de que seu design fica ótimo em qualquer tela e cobre as várias necessidades do usuário? Para isso é preciso definir com o que está lidando.
Design responsivo: faz o conteúdo responder ao tamanho da tela do usuário e ajustar de acordo. Com o design responsivo é possível criar e tornar os elementos individuais mais flexíveis, para garantir que eles serão exibidos adequadamente em diferentes telas.

Design adaptativo: é o processo de criação de vários layouts fixos para vários tamanhos de tela, ou seja, o designer pode criar experiências completamente diferentes para cada tipo de aparelho, uma das vantagens de se utilizar o design adaptativo é colocar o usuário em primeiro lugar.

Como escolher o melhor para o seu site?
Seja qual for a técnica escolhida a real preocupação deve ser garantir que o site funcione bem para todos os usuários, tanto o responsivo quanto o adaptativo servem para este objetivo, então trace sua meta e seus recursos e escolha a técnica a ser utilizada!

Gráficos feitos à mão
A arte desenhada à mão ou ou ‘’free hand’’ promete ser a próxima tendência para 2024, muito utilizada pelos tatuadores, o estilo feito a mão livre tem ganhado destaque no mundo da web. Os componentes feitos à mão permitem um maior destaque e autenticidade no meio de tantos gráficos ‘’genéricos’’ contribuindo também para a própria criatividade do designer.

Dark mode e temas escuros
dark mode ou modo escuro é uma interface que substitui a definição básica dos dispositivos com a cor branca e que tem ganhado a popularidade nos últimos anos, o uso dessa ferramenta se deu não só pela estética mais elegante e moderna mas também ouve um grande crescimento devido à queixas de usuários que possuem algum tipo de deficiência visual. Grandes incidências de luz requerem um esforço maior dos olhos, prejudicando a capacidade de ler, tornando a visão mais sensível e cansada.
Um artigo do Nielsen Norman Group trouxe algumas pesquisas que foram realizadas entre jovens e jovens adultos, dentre eles, deduziu-se que entre os dois modos de cores, o modo mais claro apresentou maior desempenho, porém de início essa pesquisa comtemplava apenas pessoas livres de problemas de saúde relacionadas à visão, enquanto em paralelo outra pesquisa feita para uma revista inglesa aponta que a exposição à longo prazo à luz está associada a miopia, podendo dar inicio a ela ou acentuar quem já é míope.
Cada vez mais plataformas, websites e programas têm recebido queixas sobre não possuir o modo escuro em seu software, principalmente de pessoas daltônicas ou que possuem astigmatismo. Sendo assim, o dark mode passou a ser visto pelos designers como uma forma de acessibilidade para muitos casos.

Comando por voz
Atualmente com o aumento do uso de ferramentas acionadas por comando de voz como a Siri do Iphone ou a Alexa da Amazon a grande aposta para os próximos anos é que utilizem-se cada vez mais os assistentes virtuais, principalmente quando falamos na questão de acessibilidade para usuários com deficiência visual.
Apostar em um assistente virtual para um melhor reconhecimento de seu website ou empresa, pode ser a chave para se destacar quando se trata de acolher as minorias e poder atender todos os públicos de uma forma mais humanizada, prática e agradável.

Cores Pantone 2024
Escolher cores para usar comercialmente como representar uma marca e criar uma identidade visual não é uma tarefa fácil, isso porque elas têm uma grande influência no mundo do marketing e design gráfico, e saber escolher a paleta certa de cores a ser utilizada faz total diferença no seu projeto.
Você já sabe qual a cor escolhida pela Pantone para 2024?
A cor escolhida para este ano foi a Apricot Crush,um tom de laranja suave e aconchegante que remete ao pôr do sol, ela transmite uma sensação de otimismo, alegria e criatividade.

Escolher cores para usar comercialmente como representar uma marca e criar uma identidade visual não é uma tarefa fácil, isso porque elas têm uma grande influência no mundo do marketing e design gráfico, e saber escolher a paleta certa de cores a ser utilizada faz total diferença no seu projeto.
Você já sabe qual a cor escolhida pela Pantone para 2024?
A cor escolhida para este ano foi a Apricot Crush,um tom de laranja suave e aconchegante que remete ao pôr do sol, ela transmite uma sensação de otimismo, alegria e criatividade.

https://merehead.com/pt/blog/tendencias-de-design-de-sites-2024/
https://bitniks.com.br/como-assistentes-de-voz-se-tornaram-ferramenta-de-acessibilidade-para-pessoas-com-deficiencia/
https://www.escoladeestilo.com.br/apricot-crush-a-cor-do-ano-de-2024/?gad_source=1&gclid=CjwKCAiAsIGrBhAAEiwAEzMlC21AdsulJZj3Klvr7Cicb0MlUBXTfi2kTxfhSWcaNciNTbI_yGg_3xoCYycQAvD_BwE
https://blog.made2web.com/6-tecnicas-de-web-design-que-elevam-a-conversao-na-web