Entenda mais as diferença entre domínio e hospedagem

Preparamos um guia para explicar o que é domínio e hospedagem de site e porque são tão importantes.

Quando pensamos em criar um site profissional, começamos a se deparar com alguns termos entre eles está o Domínio e a Hospedagem, onde ambos são fundamentais para que seu site possa ser publicado na internet

Qual a diferença entre domínio e hospedagem?

Partimos da analogia de que o Domínio seria o endereço do seu terreno (rua, bairro,cep, número…), mas só com o endereço do seu terreno ainda não é possível morar lá, para isso é necessário ter uma casa, um local físico para abrigar e armazenar tudo o que é necessário. A Hospedagem seria o local/casa, é através dela que seu endereço ficará visível e é nela que tudo será armazenado e guardado para que as pessoas possam ter acesso sempre.

Essa analogia é uma forma de simplificar e tornar mais fácil a compreensão desse assunto para aquele internauta que está dando os primeiro passos rumo a criação de site e acaba se deparando com alguns termos técnicos que costumam aparecer bastante.

Domínio de Site

O domínio é um endereço virtual semelhante à um endereço físico, como o da nossa residência, ele é fundamental para todo o funcionamento da internet, pois com ele conseguimos acessar sites, enviar e receber e-mails. Será através do domínio que o internauta conseguirá encontrar o site quando ele for procurar pelo nome da sua empresa ou do segmento em que você atua. Exemplos de como seria um endereço virtual ou nome de domínio: seudominio.com / nomedaempresa.com.br

Criar um site com o seu próprio domínio, com certeza passa mais credibilidade e torna sua marca/empresa ainda mais profissional. Na hora de criar seu domínio é importante pensar e levar em conta algumas informações prévias, são elas:

  • Nome da sua empresa e o segmento do seu ramo;
  • Tamanho do nome simplificado, com menor número de caracteres que conseguir;
  • Uma grafia simples, faz com que os usuários decorem o nome do seu site, impactanto positivamente seu ranqueamento nos sites de buscas, ex: Google;

Então se estiver pensando em registrar seu domínio, recomendamos o Registro.br através do link: www.registro.br/quem-somos/, este site é um dos responsáveis pela administração dos nomes registrados, você encontra todas as informações de como fazer o registro e como funciona a renovação do seu endereço virtual.

Hospedagem de Site

A hospedagem de site é um serviço online para armazenamento de dados, são servidores físicos com diversos tipos de hospedagem, este serviço faz com que o seu site permaneça online 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana, com segurança e uma ótima conectividade com a internet. Dentre os diversos tipos de hospedagem estão os espaços mais comuns, conhecidos como dedicados e/ou compartilhados, essas duas opções de espaços dependem do plano que você vai aderir quando for comprar sua hospedagem.

Hospedagem compartilhada permite que vários sites usem dentro de um servidor o mesmo espaço e recursos que serão distribuídos de forma lógica, sendo assim, também é compartilhado com todos a questão de custos, banda larga e demais recursos. Esse serviço tende a ser uma hospedagem com o custo reduzido, e garante a sua segurança para que as pessoas que compartilham do mesmo espaço não tenham acesso a sua conta ou site e também por atender um público que exige mais facilidade nos processo de instalação e configuração.

Diferença entre domínio e hospedagem - Imagem ilustrativa
Diferença entre domínio e hospedagem – Imagem ilustrativa

Hospedagem dedicada é um serviço na qual um servidor é configurado para ser dedicado somente a uma organização, empresa ou um site, com isso você tem total administração sobre as configurações podendo deixar esse servidor adaptável as sua necessidades, as vantagem aparecem quando você tem um aumento de confiabilidade, acesso total as configurações do servidor e impacta muito no ganho de velocidade que o seu site passa a ter. Se optar por esse serviço é bom ter em mente que o custo é maior e que você precisará ter conhecimentos técnicos na administração de servidores.

São estes serviços de armazenamento que hospedam os conteúdos publicados nos sites como por exemplo: páginas, produtos de lojas virtuais, arquivos de blog, vídeos, entre outros arquivos e conteúdos que acessíveis pela internet. E dentre alguns serviços configuráveis da hospedagem também existe o serviço de e-mails customizados, exemplo: contato@nomedaempresa.com.br, com isso passando mais credibilidade para seu negócio.

Agora que você já sabe a diferença entre domínio e hospedagem, poderá realizar uma boa escolha na hora de escolher o domínio de sua empresa e também qual o melhor serviço de hospedagem irá adequar ao seu website!

Veja também como alterar um contato técnico do registro.br

Fontes:
>https://pt.wikipedia.org/wiki/Hospedagem
>www.hostinger.com.br/tutoriais/o-que-e-dominio
>www.br.godaddy.com/blog/o-que-e-hospedagem-de-sites-2
>www.hostnet.com.br/blog/o-que-e-dominio-e-como-escolher-um-nome
>www.hostgator.com.br/guias/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-registro
>www.c2ti.com.br/blog/hospedagem-compartilhada-vs-hospedagem-dedicada