Manual de boas práticas do WordPress

Quando entramos pela primeira vez no painel de administração do WordPress pode parecer confuso devido os diversos menus, funcionalidades e informações disponíveis. Porém, saiba que se você já recebeu um site pronto, não será necessário realizar muitas mudanças e este manual irá lhe ensinar como manter o seu site em boas condições.

1 – Atualizações

Se você recebeu um site pronto e ao logar se deparou com algumas atualizações pendentes, NÃO ATUALIZE. Essas atualizações podem ser de WordPress, plugins, temas etc, e sempre é necessário consultar o desenvolvedor do seu website referente as atualizações. Muitas das vezes, atualizar qualquer tema ou plugin pode gerar conflito com os outros já instalados ou até mesmo com a versão do WordPress, e estes conflitos podem resultar em uma má funcionalidade dentro do site e em alguns casos mais críticos pode até mesmo interromper seu funcionamento.

2 – Alterações de Layout

Seja qual for o tema utilizado para a criação do layout/design do seu website, não é recomendável realizar alterações por conta (a não que tenha conhecimento sobre a ferramenta), devido às diversas peculiaridades que foram pensadas para a execução do seu projeto e a alteração sem conhecimento pode resultar em uma visualização desagradável dentro do website e pode ser contra os padrões da Web.

3 – Senhas

Se você recebeu uma senha complicada com caracteres especiais e números, mantenha-a! Senhas difíceis são complicadas de memorizar porém você sempre pode salvá-la em um lugar seguro e de fácil acesso. Lembre-se que por serem difíceis, são mais complexas para os bots (robôs) avinharem dentro dos algorítimos.

Caso seja necessário trocar a senha, sempre redefina para uma senha de segurança equivalente, pois senhas fáceis para você, também são vulneráveis para os bots! Na dúvida, consulte o desenvolvedor de seu Website para informações adicionais.

4 – Textos Otimizados para Web

Não crie textos extensos em sua Página Principal (Home), ela tem a função de ser atrativa e estar de acordo com os padrões da Web, além disso, textos extensos são desagradáveis tanto para o leitor, quanto para para os mecanismos de buscas.

Caso tenha a necessidade de inserir textos extensos sobre um assunto, sempre há a opção de inseri-lo em páginas secundárias ou em posts de Blog, onde servem exatamente para esta função!

5 – Menu

Não crie menus desnecessários! O menu é uma das partes mais importantes de seu Website e possuir itens desnecessários ou não funcionais, irá descredibilizar e prejudicar a navegação do seu site!

6 – Carregamento de Imagens

Atente-se ao carregar imagens em seu website! O tamanho das imagens está diretamente ligado ao carregamento das páginas além de ser um fator constantemente avaliado pelos mecanismos de buscas (Google).

Imagens em alta definição podem causar perca de performance e não se adequar a padrões de mecanismos de pesquisa, fazendo com que sua página não atinja bom ranqueamento nas buscas orgânicas.