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Bom atendimento e vendas

Conteúdo realizado por:
Editorial Agência Sacchi

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Um bom atendimento é primordial para ajudar os clientes de maneira clara, rápida e que resolva as necessidades impostas, para isso é imprescindível que o atendimento seja o mais humano possível, pois dessa forma o cliente tem mais espaço e liberdade para informar os detalhes do problema que vem tentando resolver ou então falar sobre o desenvolvimento de um novo projeto e como gostaria que fosse realizado.

Hoje vemos que o atendimento automatizado está em alta por toda parte, mas é importante ressaltar que o atendimento mais humanizado ainda acontece por diversos canais como telefone, chats, e-mails, entre outros canais de comunicação contribuindo para um atendimento personalizado e exclusivo.

Então para mantermos um bom atendimento e ter sucesso nas vendas é importantes seguirmos algumas dicas:

  • A equipe de atendimento precisa conhecer muito bem os produtos e serviços que estão vendendo;

  • Atender ligações e responder outras mídias de comunicação com agilidade, educação e respeito sem perder a qualidade.

  • Ter uma fraseologia padrão da empresa impacta bastante e passa mais credibiliadde ao cliente, ex: nome da empresa, bom dia, seu nome, sua função e etc;

  • Fazer sempre o uso do Rapport ou mais conhecido como empatia, se coloque no lugar do cliente e imagine como ele gostaria de ser atendido;

  • Escute com a maior atenção e se possível anote tudo que o cliente falar, demonstre que está ouvindo, assim você poderá oferecer as melhores soluções e serviços de acordo com tudo o que o cliente especificou;

  • Fazer perguntas que geram reflexão na hora do cliente responder afim de que o seu serviço ou produto fique mais visível e se torne valioso para resolver a necessidade ou problema exposto;

  • Pedir feedback ao cliente para que dessa forma mais pessoas possam ver como a sua empresa é avaliada passando mais credibilidade para novos clientes.

E quando o assunto é vendas uma das maiores referências é a metodologia que já existe há mais de 30 anos, chamada SPIN Selling criada por Neil Rackham. Seu objetivo é fazer com que cresça o número de vendas e diminua o número de objeções ao aplicar os 4 conceitos da sigla SPIN, que são: Situação, Problema, Implicação e Necessidade.

  1. Situação: a razão para o cliente ter procurado sua empresa
  2. Problema: solução que o cliente está buscando ou precisa
  3. Implicação: seus serviços consenguem atender ou resolver o problema do cliente
  4. Necessidade: Fale sobre como suas soluções poderiam ajudar o cliente, mas de modo que ele conclua sozinho o que é melhor.

Aplicando essa metodologia no seu atendimento é preciso entender que ainda sim é natural ocorrer casos em que o cliente não avance com fechamento da compra, cabe a empresa entender o caso e anotar possíveis melhorias para que possa aprimorar o atendimento.

Por fim, é importante destacar que o atendimento é a porta de entrada da sua empresa, é a primeira impressão a ser passada ao cliente, então é de grande importância que o atendimento seja pautado em cima de uma comunicação com segurança, nítida e objetiva.

Fontes:
>www.solarview.com.br/spin-selling/
>www.rockcontent.com/br/blog/o-que-e-spin-selling/
>www.zendesk.com.br/blog/nocoes-basicas-atendimento-ao-cliente/
>www.ibccoaching.com.br/portal/coaching-carreira/o-que-e-um-bom-atendimento-ao-cliente/

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