5 Tendências em Criação de Sites para 2022

Neste post vamos mergulhar em algumas das principais tendências de web design para 2022. A seguir veremos as tendências que começaram a surgir no final de 2021 e são candidatas para definir o cenário no próximo ano, assim como as tendências que vem se popularizando na web. Está preparado? Então segura a minha mão e vem comigo!

1) Sites One-Page

Já ouviu a expressão “menos é mais”?  Se tem uma coisa que nunca sai de moda, é a simplicidade. Isso também é verdade quando falamos de sites, onde os mais eficazes geralmente são os menos complexos.

Os sites de página única (one-page) além de facilitarem a navegação ainda condensam todo o conteúdo em um único lugar, evitando que o usuário perca o interesse e abandone o site, tendo acesso a todas as informações que precisa em um único lugar sem precisar ficar procurando em várias páginas.

Além de facilitar a navegação, este tipo de site, por ser menos complexo, se apresenta como uma solução mais econômica, ideal para quem está dando os primeiros passos no mundo digital.

2) Sites com menos Imagens

Cada vez mais, os designers estão optando por criar sites que falam através do design, dependendo menos de fotografias e ilustrações. As Imagens podem dar um grande impacto visual logo de cara, mas às vezes eliminar distrações traz o foco para o que realmente importa: o conteúdo.

A substituição das imagens por degradês modernos e fontes bem escolhidas, proporciona um visual impactante e ainda deixa o seu site mais leve, já que as imagens e vídeos geralmente são os elementos que mais pesam no carregamento da página.

Vivemos num momento em que a navegação por celular tem se tornado mais popular, e mecanismos como os do Google valorizam sites com carregamento rápido e menos distrações. O que nos leva para a nossa próxima tendência…

3) Prioridade no Desempenho

A velocidade de carregamento da página se tornou uma preocupação importante para os Web Designers. A atualização do algoritmo do Google em 2021 tornou a velocidade um fator mais importante do que antes para a otimização (SEO), refletindo as expectativas dos usuários quanto ao desempenho, visto que mais de 50% dos usuários abandonam uma página que leva muito tempo para carregar.

Ferramentas como o Google PageSpeed ​​Insights e o Lighthouse podem ser usadas para avaliar a otimização da velocidade da sua página. Há também algumas etapas simples que os desenvolvedores podem seguir para garantir que as páginas sejam carregadas rapidamente, como otimização de imagens e o carregamento adiado (lazy load). Limitar quantas fontes você está usando também pode ajudar.

4) Chatbots

Já pensou em ter um atendimento 24h para sua empresa, sem a necessidade de contratar vários funcionários para tal? Os Chatbots (atendentes virtuais) têm se mostrado uma ferramenta bastante popular nos últimos anos e com o avanço das inteligências artificiais, eles prometem revolucionar a maneira como interagimos com as empresas no ambiente online.

Infelizmente os Chatbots ainda não conseguem substituir completamente o atendimento pessoal, mas se forem bem implementados eles podem resolver algumas dúvidas ou necessidades mais básicas dos clientes, atuando como um ponto de contato inicial. Isso pode levar a uma experiência positiva para o cliente e reduzir o custo do suporte ao cliente associado a conversar com uma pessoa ao vivo.

5) Interatividade e Micro Animações

A interatividade desempenha um papel tão importante quando o design no processo de navegação do usuário. É importante pensar no que ele está vendo, mas também devemos pensar em como este usuário está manipulando e se relacionando com o seu conteúdo. Se você quer que seu usuário passe mais tempo dentro do seu site é importante pensar fora da caixa e criar uma experiência cativante.

Manter os usuários interessados em um site pode ser difícil, portanto, adicionar elementos de design, como animações e recursos interativos, pode manter os usuários envolvidos na página por mais tempo. Embora pequenas animações não sejam novidade em web design, esperamos que essa tendência cresça em 2022. Movimentos sutis dão vida a um site, o que, por sua vez, pode proporcionar aos visitantes uma experiência mais interessante. As micro animações também podem ser uma ótima ferramenta para enfatizar áreas importantes de uma página e direcionar a atenção do usuário.

> Seu Negócio Precisa de um Site em Acordo com as Últimas Tendências em Web Design?

Nossa agência está sempre atualizada com as novas tendências e tecnologias em criação de Sites. Fale conosco e comprove a qualidade e agilidade do nosso trabalho! Entre em contato!