Como configurar CDN

CDN Grátis – Como configurar?

Se você está a procura de melhorar desempenho e velocidade de carregamento do seu website, um dos maiores diferenciais será uma CDN (Content Delivery Network ou Rede de Distribuição de Conteúdo).

O que é CDN?

CDN é o termo em inglês para Content Delivery Network, traduzindo para Rede de Distribuição de Conteúdo. Sendo assim uma rede de servidores interconectados que aceleram o carregamento de uma página da Web para diversas aplicações e requisições. Ela é importante tanto para o quem gerencia um site quanto para o usuário ao acessá-lo, otimizando o carregamento via estes servidores interconectados.

Como o CDN funciona?

Toda vez que o usuário acessa a página de um website, é realizado uma requisição de dados para o servidor central deste site. Assim o servidor recebe sua requisição e retorna o conteúdo desta página para o usuário.

Esse procedimento demora um certo tempo e sua maior variável é a localidade. Por exemplo, se um usuário do Brasil visita um site com o servidor localizado na Europa, essa requisição vai levar um tempo para ser enviada até o servidor, compreendida e retornada.

Caso este website possua CDN, as coisas ficam mais rápidas. Isto ocorre pois o CDN realiza pontes entre sua localização e o servidor, realizando uma cópia dos arquivos do servidor e lhe apresentando quando requisitada. Ou seja, o usuário do Brasil que acessou um website na Europa (com CDN), irá receber o conteúdo mais rápido, pois terá servidores mais próximos para receber a requisição e retornar o conteúdo.

Resumindo, estes servidores interconectados realizam esta ponte para o usuário acessar os conteúdos e serem exibidos mais rapidamente, devido as cópias dos arquivos do servidor principal estarem localizadas mais próximas.

Esquema como funciona CDN
Esquema de como funciona a CDN, servidor grande sendo o principal e pequenos os servidores de CDN

Como configurar CDN grátis no meu website?

Neste tutorial, você irá aprender a como colocar uma CDN em seu website utilizando a plataforma da Cloudflare.

Antes de dar início, você precisará cumprir dois requisitos, sendo eles:

  • Ter uma conta na Cloudflare. Você pode criar clicando aqui.
  • Ter um domínio registrado.

Caso cumpra os requisitos, vamos da início!

1 – Acesse sua conta da Cloudflare e clique em Adicionar site no canto superior da página para configurar seu domínio.

Após isto, insira o seu domínio e clique em adicionar site.

2 – Selecione o plano que você deseja, neste caso estaremos utilizando o gratuito. Depois clique em Continuar.

3 – Após este processo, aguarde a realização de um Escaneamento que vai rastrear os registros de DNS que seu domínio utiliza para recriá-los (se necessário) na Cloudflare automaticamente.
Após a finalização, desça e clique em Continuar.

4 – Agora o Cloudflare irá lhe apresentar alguns passos a serem seguidos e lhe apresentar os nameservers que você irá alterar na configuração do seu domínio

Caso não saiba como alterar, veja este tutorial de como alterar o DNS no Registro.br

Após concluído e alterado a configuração do domínio, clique em concluído, verifique os nameservers.

Pronto! Pode levar alguns minutos para estabilizar o novo apontamento e seu site estará configurado com CDN. Veja algumas configurações adicionais que podem ser feitas neste tutorial da Hostgator.