Tendencias de webdesign 2023 - Web Design

Tendências de Webdesign para 2023

A Agencia Sacchi Design separou neste post as principais tendencias de web design para 2023. Confira aqui o que estã em alta. Boa leitura!

1. Sites Leves e Eficientes 

Com o lançamento da Atualização de Velocidade do Google, o “Speed Update”, sites passaram a ser ranqueados também pela velocidade de carregamento.  Páginas que carregam rápido, seja no computador ou celular, tem uma colocação maior dentro do Google SEO, a ferramenta de otimização que dita se sua página deve aparecer ou não nas pesquisas do Google.

Com essa atualização o carregamento e performance do site passou a ser um fator indispensável na hora do seu desenvolvimento, afinal, uma página lenta não só vai levar à queda da sua colocação no SEO, como também, o fato de que cerca de 50% dos usuários tendem a abandonar uma página que leva muito tempo para carregar.

 Com isso, na produção de seu site é importante ter em mente fatores como:

  • Otimização de Imagens

Garantir que suas imagens estejam nas dimensões corretas, com tamanho comprimido e utilizar JPEG para fotos e PNG para elementos transparentes e ilustrações, o que garante um carregamento mais rápido das imagens.

  • Uso de Vetores

Vetores são um elemento visual baseado em uma fórmula matemática que o próprio site faz. Isso permite com que elementos vetoriais – como ilustrações e ícones – fiquem sempre na melhor qualidade possível sem pesar o carregamento de seu site.

  • Uso Limitado de Elementos como GIfs e Vídeos 

O uso extensivo de Gifs e vídeos que estejam fixos no servidor de hospedagem do seu site – ou seja, não estejam linkados no youtube, por exemplo – fazem com que o carregamento fique lento e pesado.

  • Uso de Fontes Nativas do Google Fonts

O Google tem a sua própria plataforma de fontes nativas que são fontes pré-carregadas diretamente no Google. Usar fontes nativas permite com que o seu usuário não precise baixar as fontes que você utilizou, o que facilita o carregamento e não acaba sendo um incômodo para o usuário.

  • Eliminação de Plugins e Elementos Desnecessários 

Por fim, para garantir um carregamento mais eficiente e diminuir o peso do seu site, é importante eliminar e apagar elementos desnecessários, desde imagens que não estão em uso à plugins desnecessários que estariam pesando e ocupando espaço no seu servidor.

2. Formas Geométricas com Dimensionalidade

O uso de geometria no webdesign nunca saiu de moda, mas com as trends recentes de geometria abstrata e do estilo Memphis e da atual explosão de popularidade de elementos com perspectiva em páginas web era só uma questão de tempo que essas trends se encontrassem no webdesign. 

  O uso de diferentes camadas Z-axis dentro de um site permitem que elementos visuais passem a ilusão de perspectiva e tridimensionalidade. Isso te garante um site visualmente chamativo que cria uma experiência dinâmica para o usuário.

fonte https://dribbble.com/shots/5624942-Creativity-skill-of-the-future

 3. Ilustrações com Sombreamento Suave

Cores e sombras sutis ajudam o design a ser mais proeminente, mas não muito visualmente opressor, em conjunto com o uso de dimensionalidade (como dito no tópico acima) dá a forte impressão de tridimensionalidade mas sem o trabalho que vem com a produção de um modelo 3d.

Estilos como o “Claymorphism” – um estilo que usa cores flat e sombras suaves para simular um 3d com uma aparência ”inflada” – explodiu em popularidade nos últimos dois anos e é uma tendência que não tem indícios que vai parar de crescer.

fonte: https://hype4.academy/articles/design/claymorphism-in-user-interfaces

 4. Interatividade e Micro Animações  

Micro Animações são pequenos movimentos que podem, ou não, serem interativos em uma página; Elas funcionam como um meio de comunicação visual que auxilia o usuário a compreender o quê ele está vendo e onde ele está interagindo. Essas pequenas formas de interatividade passam a ser uma experiência mais pessoal para o usuário, dando um grau de controle e autonomia ao próprio. 

Micro animações podem ser vistas e aplicadas, em diferentes áreas do site, mas comumente são usadas nas seguintes áreas:

  • Efeitos de hover e clique em botões e imagens
  • Animações de entrada ou saída em elementos  
  • Barras de progresso
  • Efeitos de fade in e fade out 
  • Botões de redes sociais
  • Feedback auditivo 

Micro animações não só dão vida ao design do seu site, mas também são uma ótima forma de melhorar a experiência de navegação e ajudar seu usuário visualmente. Por conta disso, micro animações também acabam entrando no fator de acessibilidade, já que usuários com alguma incapacidade, seja ela visual ou mental, podem ter uma indicação visual de onde estão interagindo além do cursor do mouse. 

fonte: https://dribbble.com/shots/7402280-Button-Animation

5 Acessibilidade, Usabilidade e Inclusividade

Acessibilidade passou a ser um tópico cada vez mais presente e discutido no webdesign. Garantir que todos tenham uma navegação equitativa e sem obstáculos é um fator de extrema importância na sociedade.

Acessibilidade pode ser implementada em um website de diferentes formas para suprir a necessidade de diferentes deficiências, como por exemplo:

  • Cores contrastantes e Botão de Dark mode 
  • Elementos e imagens com tags adaptadas para leitores de tela
  • Diagramação do site de forma intuitiva
  • Oferecer meios de comunicação por texto e voz 
  • Usar fontes fáceis de serem lidas
  • Entre outros.

Acessibilidade na Web traz vários benefícios tanto para os usuários quanto para o website, como:


– Permite que pessoas com alguma incapacidade, seja ela visual, verbal, mental, física ou auditiva possa acessar e utilizar o seu site 

– Garante que todos os usuários tenham acesso às mesmas informações e consigam compreendê-las 

– Melhora a experiência do usuário em um todo

– Melhora o alcance do website,  permitindo que mais pessoas acessem e fiquem no seu website

6. Cores Pantone 2023

O uso de cores Pantone são indispensáveis em qualquer área da indústria visual: Elas permitem comunicar a padronização das cores para diferentes áreas do processo produtivo, seja no processo de Web, Design, Gráfico, Têxtil ou Industrial. Essa padronização permite que as cores da sua identidade visual se mantenham precisas em diferentes áreas de aplicação, dispositivos e telas.

Outra característica das cores pantone, é que ela prevê, ou melhor, escolhe, as cores que serão tendência no ano. Isso é porquê, a escolha é feita com base em diversas pesquisas sobre inúmeros movimentos socioculturais pelo mundo.  

E as cores de 2023 já foram escolhidas! 

A principal cor desse ano é a Viva Magenta, uma cor que simboliza força, energia, otimismo e bravura

fonte: https://www.pantone.com.br/cor-do-ano-2023-home