Whitelists e Blacklists: Como tornar seu E-mail mais seguro


O envio de E-mails automatizados vem crescendo ao longo dos anos e atingir seu público-alvo pode ser uma tarefa difícil a ser cumprida. Para auxiliar nessa difícil tarefa existem dois tipos de conceitos que podem impactar diretamente na taxa de entrega e recebimento de E-mails. São as whitelists e as blacklists.

Se você desconhece estes termos está deixando passar uma oportunidade de melhorar os resultados de suas mensagens, mas não se preocupe! Nesse post iremos lhe informar como funcionam esses conceitos.

WHITELIST ✔️

A whitelist se refere à permissão de entrega de emails, pelo endereço de IP na caixa de entrada. Nesse caso se houver alguma restrição somente o E-mail cadastrado na whitelist será permitido.

Alem disso impede que E-mails sejam excluídos ou enviados para a pasta de spam e lixo eletrônico.

Também bloqueia uma elevada taxa de envio de spam, seleciona e repassa aos provedores quais remetentes são idôneos e por isso indicados a entrar na caixa de entrada do usuário.

BLACKLIST ❌

A blacklist se refere a lista de E-mails não permitidos dentro do servidor. Esse bloqueio pode ser feito manualmente ou por algum proxy, firewall, servidores de e-mail ou servidores de conteúdo quando eles identificam atividade suspeita (alto índice de spam).

Concluímos então que a blacklist é uma lista composta com endereços de IP, domínios ou endereços eletrônicos que possuem um histórico de conteúdo indesejado, que acabam sendo bloqueados automaticamente.

Isso significa que os principais motivos para um IP cair em blacklist são:

  • Envio em grande quantidade de e-mails para destinatários que não escolheram recebê-los;
  • Conteúdo preconceituoso ou pornogáfico;
  • Servidor de e-mails
  • E-mails contendo vírus;
  • E-mails contendo softwares maliciosos.

Nós da Alex Sacchi Design prezamos pela segurança de nossos clientes e mantemos nosso servidor muito bem protegido e sempre atualizado contra as ameaças da web, e o mais importante: mantemos sempre nosso cliente bem informado.

Rolar para cima