Problemas com funcionamento de e-mails podem acontecer e em alguns casos são bem comuns, mas calma, pois na maioria das vezes você mesmo consegue resolver de forma fácil, rápida e prática, pensando nisso decidimos fazer um tutorial apontando os principais problemas que afetam os envios e recebimentos de e-mails.
Conexão com a internet
- Verifique no seu computador se você está conectado a internet;
- Verifique se seu roteador/modem de internet está conectado e ligado na tomada;
- Verifique também se seu cabo de rede está corretamente conectado a entrada do seu computador.
Servidor de e-mail e configuração
- Verifique se o espaço usado no seu servidor de hospedagem atingiu o limite contratado, exemplo de como acessar: seudominio.com.br/webmail;
- Se o espaço estiver totalmente comprometido, esvazie as caixas de SPAM e LIXEIRA para que você tenha o retorno do funcionamento imediato de envios e recebimentos de e-mails;
- Agora faça o backup da sua caixa de entrada e depois termine de esvaziar o restante, exemplo: caixa de entrada, enviados, rascunhos e assim por diante;
- Estabeleça uma rotina quinzenal ou mensal para fazer backup e apagar os e-mails.
Caso você administra seus e-mails através de serviços como Outlook, Thunderbird, Google, dê sempre preferência para realizar os testes através do Webmail.
Caso administre com uma das plataforma acima:
- Verifique se a configuração do servidor foi feita corretamente ou se houve algum erro;
- Se atente na configuração que foi usada, por exemplo: IMAP ou POP3
- Caso os e-mails estejam configurados em POP3, você pode realizar a exclusão dentro do webmail sem problemas, e assim os e-mails irão se manter no outlook ou no Thunderbird
- Repare a conexão em Configurações de Conta > Selecione o E-mail > Reparar
Outras possíveis causas
- O e-mail do destinatário pode ter sido digitado incorretamente
- Se atentar que os endereços e-mail do Gmail e Outlook eles não possuem a extensão .br
- Verifique se seu Domínio não expirou ou ficou inativo no órgão de registro por alguma pendência
- Verificar o IP do seu servidor para saber se ele não está em uma Blacklist, pois isso faz com que o destinatário também não receba seus e-mails.
Fontes:
>https://www.hostmidia.com.br/blog/email/
>https://brasilcloud.com.br/duvidas/problemas-email/
>https://ajuda.brasilnaweb.com.br/email-com-problema-como-solucionar/