Prepare-se para a nova LGPD com o pacote de soluções da Sacchi Design.
LGPD: O que é a Lei Geral de Proteção de Dados? Seu site precisa de atualização para não correr o risco de ser penalizado. Novas práticas deverão ser adotadas em relação ao tratamento e proteção de dados pessoais dos usuários, de modo a garantir isso de forma acessível e eficaz.
Isso porque, a partir de setembro de 2020, entrou em vigor a nova LGPD, lei que regulamenta qualquer atividade que envolva utilização de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, e que também altera artigos do Marco Civil da Internet.
A LGPD impacta as empresas ao definir regras claras sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais, impondo um padrão mais elevado de proteção.
E a partir de agosto de 2021 é a hora de se adequar, já que as punições e multas passam a ser aplicadas. E o não cumprimento da norma gerará penalidades significativas.
Portanto, se sua empresa deseja se enquadrar às normas do direito à privacidade e à proteção de dados pessoais dos usuários, é necessário dar novos upgrades no seu site.
Novos upgrades no site:
- Atualizar protocolos e sistemas de informação de forma a atender à nova Lei
- Incorporar padrões de boas práticas e estabelecer novas regras transparentes e seguras em relação ao tratamento e proteção de dados
- Oferecer ferramentas e configurações que permitam a implementação prática das escolhas feitas pelo titular dos dados pessoais
- Atualizar contrato de aceitação dos termos e normas de uso e política de dados
- Implementar novas medidas de segurança da informação aptas a proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas
- Integrar o site a painéis de controle que facilitem os programas de gestão de proteção de dados
Tudo para garantir que seus clientes saibam como suas informações estão sendo coletadas e de que forma estão sendo utilizadas.
Como minha empresa pode se adequar a esta nova lei?
É preciso que todos da equipe saibam quais são as regras da nova LGPD para que ela faça parte da cultura da sua empresa, principalmente para quem trabalha com os dados.
Depois disso, é preciso fazer um levantamento de todos os dados coletados pela empresa, físicos e digitais: onde estão, quem tem acesso, como foram coletados e para que estão sendo utilizados.
Feito isso, o gestor de Proteção de Dados será responsável:
- Pela proteção dos dados contra ataques de hackers e o vazamento de informações;
- Pelo contato da sua empresa com a Autoridade Nacional de Proteção de Dados
O que acontece se sua empresa não conseguir se adequar?
A empresa que não cumprir a LGPD está sujeita a penalidades, incluindo multa de até 2% do faturamento, tendo sanções que podem chegar ao valor máximo de R$ 50 milhões.
Com esse upgrade, o site fica mais seguro. E isso agrega percepção superior da marca e do negócio, com importante ganho de confiança, transparência e respeito.