Blog Sacchi Design

Tipografia no Webdesign

Conteúdo realizado por:
Editorial Agência Sacchi

Compartilhe:

O que é Tipografia

Tipografia é a arte e técnica de projetar e dispor letras e textos de forma esteticamente atraente, tanto no meio digital quanto na impressão. Na tipografia, também há a preocupação em criar uma composição harmônica, legível e eficiente, envolvendo a escolha da fonte, espaçamento, alinhamento e tamanho das letras e do texto.

Diferença entre tipografia e fonte

Tipografia é definida como o estilo com que as letras são desenhadas, como Times New Roman ou Comic Sans. Já a fonte é uma variação desse estilo, representando o formato em que as letras são exibidas, como negrito ou itálico.

Importância da tipografia no webdesign

A escolha da tipografia é essencial no webdesign, tanto para definir a identidade visual da marca quanto para garantir a legibilidade e a acessibilidade. Já se perguntou por que sites com visual mais sofisticado costumam usar letras serifadas? Fontes com serifa são consideradas elegantes devido à associação com a nobreza, tradição e sofisticação, herdada do uso histórico em documentos importantes.

Por isso, ao vermos fontes serifadas, muitas vezes as associamos inconscientemente a algo nobre e refinado. Isso se aplica a todos os tipos de tipografia, e por isso é importante escolher com cuidado uma tipografia que esteja alinhada ao propósito do seu negócio.

Como escolher tipografia para web

Embora a estética seja um fator importante na escolha tipográfica, é fundamental considerar também a legibilidade e a acessibilidade. Perceba que a maioria dos textos na internet utiliza fontes sem serifa, incluindo o que você está lendo agora. Isso acontece porque, em tamanhos pequenos, fontes serifadas podem dificultar a leitura em ambientes digitais.

Normalmente, são escolhidos dois ou até três estilos tipográficos em um site. Fontes serifadas são frequentemente reservadas para títulos, já que nesses casos são exibidas em tamanhos maiores. Para textos de apoio e corpo do conteúdo, recomenda-se o uso de fontes sem serifa, pois oferecem maior clareza e conforto na leitura.

Também é importante ressaltar que nem toda fonte é adequada para uso na web. Dependendo da fonte escolhida, ela pode não estar padronizada para todos os navegadores ou dispositivos. Isso significa que, dependendo do equipamento que o usuário estiver utilizando, a fonte pode ser exibida de forma diferente da planejada.

Para evitar esse problema, use fontes diretamente de sites de fontes exclusivas para web (como o Google Fonts) assim mantendo a padronização para todos os dispositivos.

Psicologia das fontes

A fonte escolhida para o seu negócio indiretamente diz muito sobre os valores da sua marca. Por isso, escolher uma boa fonte é essencial. Cada tipo de tipografia transmite uma ideia diferente ao leitor, então certifique-se de que está passando a mensagem correta.

Abaixo, citamos alguns estilos de fonte e a psicologia por trás de cada um, para te ajudar a fazer a melhor escolha.

Serifada

A serifa é o prolongamento das extremidades das letras, ou “perninhas”. Se as letras são achatadas em certos pontos ou parecem que foram escritas por uma máquina de escrever então elas provavelmente são serifadas. Fontes serifadas são associadas a livros e mídias físicas. São fontes clássicas, com um histórico de uso em ambientes formais e acadêmicos.
Personalidade: Tradicional, respeitável, elegante, sofisticada.

Sans serif

Significa “sem serifa”. É frequentemente usada em ambientes digitais, pois ocupa menos espaço e proporciona maior legibilidade em telas. Remete à modernidade por ser mais simples e limpa visualmente.
Personalidade: Clareza, moderna, eficiente, minimalista.

Cursiva / Script

São fontes mais casuais e criativas. Normalmente, não são utilizadas no corpo do texto por causa da menor legibilidade, mas passam a ideia de algo pessoal, humanizado e familiar. Por isso, são frequentemente usadas em convites de casamento e eventos similares.
Personalidade: Criativa, elegante, pessoal, emocional.

Decorativa / Display

Esse estilo de fonte é normalmente criado para fins publicitários, com uma marca específica em mente, por ter uma personalidade distinta. Por serem tão únicas, é difícil categorizá-las de forma mais precisa. Muitas vezes, essas fontes são combinações de outros estilos, com o objetivo de se destacar.
Personalidade: Única, expressiva, amigável, original, criativa.

Conclusão

A tipografia é muito mais importante do que parece. Ela ajuda a definir o que sua marca é e qual mensagem deseja transmitir. Além disso, uma fonte bem escolhida pode melhorar a leitura e aumentar o interesse do usuário em interagir com o texto. Mantenha em mente o conteúdo deste texto na próxima vez que for escolher fontes para o seu negócio.

Referências

https://bowwe.com/pt/blog/web-design-tipografia-guia

https://pt.wix.com/blog/13-grandes-exemplos-de-tipografia-em-web-design

https://blog.hubspot.com/website/website-typography

https://www.toptal.com/designers/typography/web-typography-infographic

https://www.printi.com.br/blog/tipografia-e-suas-fontes-fundamentais

https://andressaburjato.com.br/qual-a-diferenca-entre-tipografia-e-fonte

https://designmodo.com/font-psychology

https://designconceitual.com.br/2017/06/30/a-psicologia-das-fontes

https://www.prologic-technologies.com/blog/understanding-the-psychology-of-fonts

Agência Alex Sacchi Design

Você está em busca de um website para impulsionar o seu negócio?

Categorias

Tags

Posts mais lidos

Editorial Agência Sacchi

Somos uma equipe de profissionais especializados em criação de sites, Desenvolvimento de logotipos e artes gráficas com essência em Design há mais de 15 anos.

Quer saber qual o segredo que torna nossa agência referência nacional em criação de sites? Atendimento humanizado, ética e comprometimento. O cuidado que dedicamos a cada projeto.

Veja mais

Agência Alex Sacchi Design