Para muitos empreendedores, ter um site próprio pode parecer algo distante ou desnecessário, especialmente com tantas redes sociais disponíveis. Mas um site bem feito pode ser um grande aliado para quem quer fortalecer sua presença online e conquistar mais clientes. Neste artigo, vamos mostrar como um site pode impulsionar seu negócio e abrir novas oportunidades de crescimento.
Por que ter um site?
Ter um site é uma das estratégias mais eficazes para atrair e converter novos clientes. O site é como a vitrine de uma loja, possíveis clientes vão analizar os produtos ou serviços oferecidos para decidir se os interessam ou não. A conversão de clientes consiste em transformar visitantes (pessoas que ainda não conhecem ou não contratam seus serviços) em consumidores ativos do seu negócio. Um site bem estruturado transmite autoridade, profissionalismo e credibilidade, o que aumenta a confiança do usuário e as chances de conversão.
Além disso, um site melhora significativamente a visibilidade da sua marca. Quando otimizado para os mecanismos de busca (como o Google), ele amplia as chances de seu serviço aparecer nas primeiras posições dos resultados de pesquisa. Isso significa que mais pessoas poderão encontrá-la e se interessar pelo que você oferece.
Preciso de um site se já invisto em redes sociais?
Investir em redes sociais como Instagram, Facebook ou TikTok é, sim, importante para divulgar seu negócio. No entanto, essas plataformas são ambientes altamente competitivos, onde você disputa constantemente a atenção do público com inúmeros outros conteúdos.
Um site, por outro lado, é um espaço exclusivo e 100% voltado ao seu serviço. Ele permite que você apresente sua empresa de forma mais completa, sem distrações e com maior profundidade. Além disso, oferece possibilidades de conteúdo mais diversificado como textos, blogs, portfólios e páginas personalizadas que ajudam a educar, informar e engajar seus visitantes.
Mantenha em mente que a internet funciona como um funil de vendas.
O funil de vendas é o caminho que o cliente percorre dentro da empresa até chegar na conclusão da compra. O funil ajuda a visualizar o processo que o cliente passa até chegar na etapa final do pagamento. Esse caminho percorrido com o cliente fortalece a comunicação da marca e facilita o processo de fidelização.
Quais os pontos positivos de ter um site?
Visibilidade: Um site aumenta a visibilidade da sua empresa. Quando otimizado, pode aparecer nas primeiras posições do Google e atrair novos clientes.
Profissionalismo: Ter um site bem estruturado transmite credibilidade. Quanto mais seguro e confiável ele parecer, maiores as chances do usuário se interessar pelo seu serviço.
Personalização: Diferente das redes sociais, um site é totalmente personalizado para seu produto ou serviço. A identidade visual também fortalece a sua marca.
Comunicação: Sites oferecem canais diretos de contato com o cliente, facilitando a comunicação e humanizando sua marca.
Como criar um site?
Idealmente uma agência especializada em criação de sites é essencial para um produto satisfatório. Considere entrar em contato com uma agência de criação de sites, isso garante responsividade, experiência do usuário positiva, bom ranqueamento no Google e, como resultado, mais cliques e impressões.
O que exatamente é uma agência especializada?
Existem alguns sinais que mostram se uma agência é profissional e especializada no que você procura, se uma agência atende estes requisitos, maior a chance de entregarem um resultado satisfatório.
Preste atenção se a agência tem uma boa recomendação no Google, possui um local físico, emite nota fiscal e contrato, tem uma equipe especializada e não é apenas um profissional liberal ou freelancer.
Quanto custa criar um site?
Isso depende do que o seu negócio precisa e da complexidade do seu projeto. Podemos comparar um site com, por exemplo, um carro. Existem carros esportivos, off road, minivans, entre outros modelos e cada um tem suas próprias características, diferenciais e necessidades que são supridas. Assim como um sedan custa menos que um carro esportivo, um site institucional one page custa menos do que um e-commerce por exemplo. A adição de páginas, funcionalidades, blogs e sistemas podem afetar o valor total do projeto.
Conclusão
Criar um site vale a pena se você deseja impulsionar seu negócio. Ele oferece diversos benefícios, como maior chance de conversão de clientes, aumento da visibilidade da marca, um espaço virtual exclusivo e personalizado, possibilidade de conteúdo mais diversificado e mais profissionalismo, credibilidade e segurança para a sua empresa. Entre em contato com uma agência especializada e dê o próximo passo para o sucesso online.
Referências
https://www.planocom.net/site-o-canal-essencial-para-o-seu-negocio#porque-ter-um-site
https://ruivooffice.com.br/como-um-site-profissional-pode-impulsionar-seus-negocios