O que é Logotipo, Isotipo, Imagotipo e Isologo?
Logotipos são tão presentes em nosso dia a dia que, não raro, fazemos associações inconscientemente, entre suas palavras, cores e formas, como podemos constatar nesse exemplo:
Ao ver essa imagem, rapidamente nossa mente a associa à marca Google, mesmo que não esteja sendo usado nenhuma letra.
Logotipos são compostos pelo nome fantasia da empresa associado a formas, tipografia estilizada, cores e símbolos que a identificam.
Ainda que não pareça, design de logo é um trabalho complexo, com todos os detalhes bem pensados, planejados e desenvolvidos para expressar o máximo das características da empresa e para criar vínculos de associação na mente do cliente, como foi o caso dessa exemplificação das formas e cores do Google.
Logomarca
Uma outra perspectiva defende que Logotipo é apenas a parte escrita (lettering) de um logo. Sendo que quando a grafia característica não é suficiente para distinguir uma marca de seus concorrentes perante determinado público-alvo, nesse caso, um logotipo pode ser associado a uma imagem, símbolo, sinal ou desenho gráfico. A essa associação dá-se o nome de logomarca, como é o caso por exemplo da Rede Globo.
A marca da Rede Globo representa graficamente o mundo, dentro deste uma tela de TV e, dentro desta, outro mundo. Esse mundo fora e dentro da TV nos faz perceber o mundo como algo que cabe dentro da TV, algo em sintonia com a teoria de Marshall Mcluhan acerca da aldeia global, no qual as pessoas do mundo vêm o mundo com a proximidade e imediatismo de uma aldeia, pelos olhos da TV.
Logotipo
Logotipo é palavra de origem grega, em que “logo” significa conceito e “typos” refere-se a símbolo ou figura. Logotipo é o símbolo constituído por palavra ou grupo de letras, apresentado em desenho característico, destinado a funcionar como elemento de identidade visual de uma empresa, de uma instituição, de um produto etc.
Isto é, logotipo significa a representação visível de um conceito por meio do uso de um símbolo, imagem ou tipografia.
Assim, um logotipo pode ser composto por tipografia (letras) e/ou símbolo. Sendo que, às vezes, a tipografia usada é tão característica, que reflete o DNA da marca, como é o caso, por exemplo, de marcas como Google, Coca-Cola, C&A e Rede Globo.
12 TIPOS DE LOGO
1- Lettermark – abreviação
O lettermark é um tipo de logo bastante comum. Nesse caso, são usadas as letras iniciais e abreviações para criar uma representação da marca, simplificando ao máximo o logo para facilitar sua aplicação e reconhecimento.
O estilo lettermark é geralmente escolhido por empresas com nomes grandes e complicados, optando pela abreviação para otimizar sua comunicação.
Estes são alguns exemplos famosos:
- UOL (Universo online)
- IBM (International Business Machines)
- CNN (Cable News Network)
- EA (Electronic Arts Sports)
- HP (Hewlett-Packard)
- HBO (Home Box Office)
- ESPN (Entertainment and Sports Programming Network)
Nesse tipo de logo, não há acréscimo de símbolos, e a identidade visual é simplificada com as letras, que podem ser trabalhadas de forma original para criar uma tipografia exclusiva.
2- Letterform – letra individual
Logotipos com uma única letra exigem um design mais arrojado e rico em detalhes, uma vez que é difícil para uma única letra transmitir uma mensagem clara.
Um exemplo muito presente em nosso dia a dia são os favicons, pequenas imagens que ficam guardados no site para visualização pelo navegador.
Geralmente são utilizados como logotipos em tamanho reduzido, nos sites de empresas, entidades e marcas quaisquer. Um exemplo é o “W” que aparece no browser quando se acessa a Wikipédia.
Uma das vantagens desse tipo de logo é quanto à facilidade para dimensionar a letra individual, já que é possível colocá-lo em qualquer lugar, mantendo-o igualmente bonito. Mas é crucial que o design seja de qualidade superior, podendo ter uma fonte diferenciada, um fundo dramático ou um esquema de cores interessante – qualquer coisa que faça a letra se destacar e provocar uma reação.
3- Wordmark – só nome da empresa
Wordmark é o estilo de logo mais simples e objetivo, pois se limita a expressar o nome da empresa, marca ou produto.
Nesse caso, o desafio para o designer é ser capaz de estilizar o logo de modo que a essência da marca seja transmitida pela fonte, como é o caso da Coca-Cola, com suas letras inconfundíveis.
É um estilo menos ousado, bastante minimalista e que exige que a palavra que representa o nome da marca seja marcante, tenha poder de impacto e possibilite uma leitura imediata e fácil de memorizar.
Veja algumas marcas que adotam o conceito wordmark:
- Google: logo com letras coloridas 2D
- Disney: o logo transmite magia inconfundível e atemporal
- Sony: o logo com tipografia sóbria transmite uma imagem limpa e elegante
- Prada: marca de luxo, que comunica sofisticação
- Visa: palavra universal que facilita leitura em vários idiomas.
O wordmark é excelente opção se o nome da sua empresa soa muito bem em voz alta.
4- Isotipo – Só o Símbolo
O isotipo representa visualmente a marca, seu caráter e valores com clareza, através do uso de um símbolo, imagem ou desenho gráfico no logo.
Empresas que investem bastante em branding muitas vezes conseguem promover seu símbolo a ponto de ser lembrada exclusivamente por ele. Isso é mais comum com empresas globais, que possuem marcas fortes e valorizadas no mundo todo.
Sendo que geralmente, as versões iniciais desses logos ainda contêm o nome da empresa, e aos poucos vai sendo subtraído, conforme o símbolo se fortalece na lembrança do consumidor. É o caso da Nike, que foi fortalecendo seu símbolo “Swoosh” até eliminar completamente as letras.
Esses elementos visuais têm enorme poder, já que nosso cérebro processa e armazena imagens muito mais rápido que textos.
Exemplos de Isotipo: Nike, Apple.
5- Imagotipo – logo completo (desagregável)
Já o imagotipo refere-se ao logo completo, combinação entre símbolo + fonte (letras), que mantém a identidade da marca, seja mantendo agrupados, seja enfocando só no ícone visual ou no tipográfico. Ou seja, o imagotipo refere-se a uma marca que pode desagregar as partes, de modo a usar ora letra e símbolo, ora só um deles separado.
Esse é o caso, por exemplo, ao vermos as três listras da Adidas, o jacaré da Lacoste ou quando vemos os arcos dourados do “M” do MCDonald’s com ou sem as letras que compõem o nome de cada marca.
6- Isologo – Emblema (não desagregável)
Quando agrupamos a imagem e o texto formando um único elemento, temos o isologo. E nesse caso, as partes não podem ser separadas, pois do contrário, o mesmo fica incompleto e sem o sentido proposto, fazendo a marca perder sua identidade.
Nesse tipo de logo, a marca é expressada dentro do símbolo, formando um emblema que integra perfeitamente os elementos em uma única construção visual.
Em termos de design, o logo se torna uma espécie de selo oficial da empresa.
Exemplos: Pizza Hut, Burger King, Starbucks, Harley-Davidson entre outros.
7- Personagem – Mascotes e Garotos propaganda
Os logotipos com mascotes e garotos-propaganda apostam em personagens e personalidades para representar as marcas no mercado. Nesse caso, o processo de compra é facilitado, pois a marca apela para o lado emocional, promovendo uma identificação direta.
A criação de um personagem para representar a marca é uma ótima estratégia para criar proximidade com o público alvo de forma lúdica e, ao mesmo tempo, reforçar os valores da marca.
Dentre as marcas que fazem bom uso desse tipo de logo, destacamos:
KFC: representada pelo seu próprio fundador, que aparece sorridente no logo
Pringles: marca reconhecida pelo simpático boneco de bigode
Quaker: logotipo icônico com o senhor da Quaker, o fictício “Larry”
8- Letter Stacking – Empilhamento
Uma das tendências atuais do design é o letter stacking, um tipo de logo arrojado, que desafia a compreensão do público com letras verticais empilhadas.
É ideal para marcas mais modernas e do circuito artístico, como é o caso do museu de Oakland na Califórnia. Mas, obviamente, pode caber bem para empresas mais populares que queiram se apropriar de um conceito mais criativo e vanguardista, como no caso do magazine Skina que reflete a forma de esquina ao fazer uso da técnica de letter stacking.
9- Brasão – escudo da marca
Brasões são emblemas muito populares desde a Idade Medieval, já que os Estados costumam usar brasões como seus símbolos principais.
Pelo seu aspecto de escudo, o brasão é frequentemente utilizado por instituições e poderes públicos ou por empresas que desejam se posicionar como mais tradicionais e poderosas.
Esse tipo de logo, basicamente, consiste num escudo, como símbolo de proteção, num elmo e num manto. Como a função de fundo e do elemento principal aqui é atribuído ao escudo, a adição de uma moldura de manto é opcional. Sendo possível também adicionar espadas ou alabardas, mas as armas agressivas são mais adequadas para estruturas de poder.
10- Marcas Dinâmicas
As variações no design são o ponto de partida para as identidades dinâmicas ou flexíveis.
Essa é uma das tendências de logos mais modernos e versáteis. Ao contrário de outros tipos de logotipos, esse se adapta ao contexto em que é usado. Isso significa que, em vez de ter uma combinação padrão de fonte, cor e texto em seu logotipo, esses elementos podem mudar – seja na internet ou em diferentes materiais de branding.
Isso significa que esses logotipos aceitam variações de cor, forma, tamanho, mensagens, sendo que a falta de padronagem é “regra” para marcas dinâmicas.
É ideal para marcas convergentes que querem criar uma experiência diferente em cada contexto de contato. Assim, é possível modificar o logotipo para se adaptar a qualquer cenário ou causar uma quantidade enorme de impressões em clientes potenciais.
Além disso, os logotipos dinâmicos mantêm as coisas interessantes: seu público estará esperando ansioso para ver o que você fará a seguir.
Porém, é preciso cuidado. Não convém perder o poder associativo do seu logotipo; alguns dos seus seguidores podem fazer a conexão com a sua marca através das suas cores, outros podem lembrar a forma do seu ícone – se esses detalhes forem alterados com muita frequência, o seu logotipo poderá não causar o mesmo efeito que um logotipo estático causaria.
Quase paradoxais, as identidades dinâmicas favorecem o reconhecimento e pregnância das marcas pelos seus consumidores, que não dependem de um único elemento para identificar suas lovemarks, mas contam com uma rede de manifestações que as representam de forma plural e coesa.
Essa estratégia de logo torna a marca mais humanizada, mais parecida com as pessoas e menos com as corporações. Se o consumidor muda e se transforma para se adaptar à rapidez da vida contemporânea, assim também devem ser as marcas, se adaptando à vida de seus diferentes públicos, plataformas, veículos e pontos de contato.
Existem grandes exemplos de identidades dinâmicas de marcas como a MTV, a AOL e, Oi telefonia.
11- Sub-logotipos
Um sub-logotipo é uma versão menor e alternativa do seu logotipo principal (clique aqui para saber mais sobre os diferentes tipos de logotipos). Ele pega emprestado os elementos gráficos, fontes e paleta de cores, em seguida, modela-os em uma versão que pode ser usada para diferentes aplicações. Sub-logotipos podem ser de qualquer forma. Eles geralmente formam uma versão mais sucinta e compacta do logotipo. Sub-logotipos são muitas vezes redondos para permitir flexibilidade de uso para imagens de perfil de mídia social, marcas d’água, favicons e embalagens.
12- Logotipos Endossados
Neste tipo de logo cada produto ou empresa de determinado grupo tem como avalista (endorsement) a assinatura da marca principal. A marca corporativa, ainda que não universalizada, será a avalista para todos os produtos, novos ou já existentes. Devido à própria natureza dos processos adotados no Modelo de Paternidade, o grau de adesão da marca corporativa aos produtos e empresas pode variar bastante.
Conclusão
Agora que você já conhece as diferenças entre os 12 tipos de logotipo, você pode usar a nomenclatura da maneira correta!
A Sacchi Design deseja que você, após ler esse post, tenha total condição para escolher o tipo de logo ideal para seu negócio, sendo capaz de sacar qual estratégia está por trás da criação e qual tipo de logo está melhor alinhado ao posicionamento da sua marca.
Então, qual tipo de logo seria o mais adequado para seu negócio?
Entre em contato com nossa equipe especializada.
E se você curtiu o conteúdo, compartilhe este post nas suas redes sociais.