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Como gerenciar o melhor envio no Woocommerce

Conteúdo realizado por:
Editorial Agência Sacchi

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Neste tutorial, você aprenderá a configurar e gerenciar o Melhor Envio dentro da sua loja WooCommerce no WordPress.

O WooCommerce é um plugin que transforma seu site WordPress em uma loja virtual completa.
Ao integrá-lo ao Melhor Envio, você automatiza o cálculo de fretes, a geração de etiquetas e o gerenciamento de pedidos.

Observação: este guia presume que a integração com o Melhor Envio já esteja ativa. Caso ainda não tenha feito a integração, veja como integrar o Melhor Envio aqui.

Etapas de configuração inicial

Antes de gerenciar as entregas, é necessário ajustar três pontos principais:

  1. Configurar o Melhor Envio na loja
  2. Definir as opções de entrega no WooCommerce
  3. Ajustar as configurações de entrega nos produtos

1- Configurar o Melhor Envio na loja

Acessando as configurações:
No painel lateral do WordPress, vá em Melhor Envio → Configurações.Configurar o Melhor Envio na loja

Se o token estiver corretamente inserido, as informações da sua conta aparecerão automaticamente.

Configurações gerais:

Em Origem dos envios informe o endereço de onde os pedidos serão despachados (ex: loja ou centro de distribuição).

Em Informações da etiqueta: preencha os dados que aparecerão nas etiquetas de envio.

Em seguida você deve escolher quais agências irão fazer a entrega do seu produto

Na seção “Opções para cotação” você pode selecionar serviços adicionais da plataforma. Atenção: esses serviços podem ter taxas extras.

Na opção “Embalagem padrão” você deve configurar uma embalagem padrão para quando o seu produto não possuir alguma das dimensões ou peso.

Agora que definimos todas as opções de entrega, precisamos configurar as opções de entrega no Woocommerce

2 – Definir as opções de entrega no WooCommerce

Acessando as configurações:
No painel lateral do WordPress, vá em WooCommerce → Configurações.

Configurações gerais

Na primeira aba “geral” precisamos preencher os campos de endereço da loja.

Em seguida, precisamos definir as opções gerais, indicando para quais países o produto será vendido

Com essas seções preenchidas podemos seguir com a configuração de entrega na aba “entrega”

Se ainda não existir uma área de entrega, clique em Adicionar área.

Aqui vamos indicar quais as áreas de entrega da loja. Para fins do tutorial iremos definir uma loja com entrega para todo o país, mas você pode alinhar essas entregas da melhor forma para sua loja.

Em áreas de entrega, devemos dar, primeiramente, um nome para a área.

 Nós demos o nome dessa área para “Em todo brasil”

Em seguida precisamos definir as regiões de entrega. Aqui iremos selecionar apenas “Brasil” para indicar que o produto é vendido em todo território nacional. Caso seu pedido seja vendido apenas para um estado, você pode selecionar o estado desejado aqui.

Por fim, vamos selecionar os Métodos de entrega clicando no botão “adicionar método de entrega”

Ao clicar nesse botão será aberto um pop up com as opções de entrega. Aqui você seleciona as que você utiliza uma a uma e clique em “continuar”

Na próxima página, você deve indicar as classes de entrega, taxas, percentual e dias extras no prazo do frete.

OBS: As classes de entrega são uma funcionalidade na qual o lojista pode criar uma categoria de produto específica e depois atribuir somente a ela um tipo específico de entrega.

Por exemplo, atribuir um tipo de serviço de entrega expressa somente à cargas maiores. Para saber mais sobre classes de entrega clique aqui

Como nosso produto é um produto padrão e não precisa de uma classe de entrega especifica iremos manter a opção “sem classe de entrega”

Configure taxas, percentuais e prazos adicionais conforme sua política de envio.

Adicione outros métodos de entrega que sejam necessários e clique em “salvar alterações”

Caso já exista uma área, você pode edita-la clicando em editar

3- Ajustar as configurações de entrega nos produtos

Por fim, agora precisamos configurar as opções de entrega nos produtos. Para saber mais como cadastrar produtos no woocommerce clique aqui

No menu lateral do wordpress clique em produtos  → todos os produtos e clique para editar o produto desejado ou crie um.

Nos dados do produto, selecione “entrega” para que apareça as opções de entrega do produto

Peso: Digite o peso do produto em kg e com ponto ao invés de vírgula. No caso da nossa barra de chocolate o peso seria: 0.5 (meio kg)

Dimensões: Digite nas caixas o Comprimento, Largura e Altura do produto (com embalagem) utilizando novamente, ponto ao invés de virgula.

Lembre-se que as dimensões são dadas em centímetros (cm)!

Classe de entrega: São utilizadas por certos métodos de envio para agrupar produtos semelhantes. Para saber mais clique aqui

Após inserir os dados necessários clique em “atualizar” e pronto, seu produto já está com os dados de entrega definidos.

Como gerenciar os pedidos.

No menu lateral do wordpress clique em Melhor envio  → Meus pedidos

Você será encaminhado para uma tela como a da imagem abaixo, onde você verá todos os seus pedidos, indicando o ID, destinatário, produtos, cotação, etiqueta e ações.

Importante: nos pedidos que ainda não tiverem as etiquetas geradas será exibido o ícone do carrinho de compras. Clique nele para adicionar a etiqueta automaticamente ao carrinho da plataforma do melhor envio. Como indicado abaixo

Selecione a etiqueta de frete que deseja postar e preencha os dados da sua nota fiscal ou declaração de conteúdo

Após preenche-la clique em “SALVAR

Depois, clique no ícone de moeda para comprar seu frete. Saiba mais sobre as formas de pagamento disponíveis acessando o artigo  Como realizar o pagamento dos meus envios gerados pela integração do WooCommerce com o Melhor Envio?

Uma vez que o frete tenha sido pago a etiqueta de envio estará disponível para impressão. Basta clicar no ícone de impressora que irá substituir o ícone de moeda

Pronto! Etiqueta de frete liberada para impressão

Perfeito! Agora com a etiqueta e os dados em mão você pode dar continuidade no processo de postagem dos produtos como de costume com o melhor envio.

Referências: https://centraldeajuda.melhorenvio.com.br/hc/pt-br/articles/31220461846164-Manual-de-integra%C3%A7%C3%A3o-plataforma-WordPress-WooCommerce
https://centraldeajuda.melhorenvio.com.br/hc/pt-br/articles/31220430507668-Manual-WooCommerce-como-imprimir-sua-etiqueta-de-envio
https://centraldeajuda.melhorenvio.com.br/hc/pt-br/articles/31220426033940-Manual-WooCommerce-como-realizar-o-pagamento-dos-meus-envios

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